Olá pessoal!
Por gentileza, insiram nesse post as sínteses do mês de Outubro, caso já tenham inserido no post anterior (Setembro) não há problema, não dupliquem suas sínteses que já foram postadas, insiram as próximas sínteses nesse novo post.
Para evitar de sobrecarregar o post de comentários, vamos dividir as sínteses em posts mensais.
Neste blog estarão elencados posts dos livros dos
vestibulares da Fuvest, Unicamp e outras obras que, apesar de, neste ano, não
estarem na lista desses vestibulares, certamente poderão ampliar seu repertório
subsidiando analises entre autores ou, ainda, fornecendo questionamentos e
argumentos para o desenvolvimento das redações e respostas dissertativas.
Com o auxílio da ficha do projeto, após a leitura de
qualquer um desses títulos, vocês poderão criar seus comentários, que serão
previamente analisados com orientação da professora Valéria, interagir sobre as
obras e percebê-las sobre outros prismas.
Como inserir seu comentário?
Para os livros/obras obrigatórias da Fuvest e Unicamp
você deverá inserir seu comentário nos posts correspondentes a cada uma das
obras separadamente (menu lateral: Todos os posts→2025→Março) escolha a obra e
realize seu comentário como segue:
Uma breve analise sobre o livro ou um comentário sobre
uma análise já realizada da leitura, logo abaixo seu nome (mais a primeira
letra do segundo nome, se houver algum colega com nome igual) _sua turma
.
Exemplo:
(sua análise ou comentário)
Eduardo_3DSB
ou EduardoB_3DSB
Para os livros/obras extras você deverá inserir seu
comentário nesse post direcionado a todas as obras extras (menu lateral: Todos
os posts→2025→Agosto→ Obras extras – Ampliando seu conhecimento) realize seu
comentário como segue:
Uma breve analise sobre o livro ou um comentário sobre
uma análise já realizada da leitura, logo abaixo seu nome (mais a primeira letra
do segundo nome, se houver algum colega com nome igual) _sua turma e abaixo, o
nome do livro.
Exemplo:
(sua análise ou comentário)
Eduardo_3DSB ou
EduardoB_3DSB
Capitães de areia
Alguns títulos selecionados para as obras extras:
Manuel Bandeira
Estrela da
vida inteira
João
Guimarães Rosa
Grande sertão Veredas em quadrinhos
Graciliano Ramos
São Bernardo/Caetes (edição com os 2 títulos)
Vidas secas
Memórias do cárcere
Jorge Amado
Gabriela, cravo e canela
Terras do sem-fim
Capitães de areia
Seara Vermelha
Rachel de Queiroz
O quinze
Clarice Lispector
A hora da estrela
Laços de família
Aprendendo a viver
Felicidade clandestina
Mário de Andrade
Macunaíma em quadrinhos
Macunaíma em texto integral
Zeppelin: Algumas crônicas
O peru de Natal e outros contos (edição em quadrinhos)
Pauliceia desvairada
Contos novos
Carlos Drummond de Andrade
Antologia poética
Sentimento do mundo
Alguma poesia
João Cabral de Melo Neto
Morte e vida Severina
Ariano Suassuna
Seleta em prosa e verso
Lygia Fagundes Telles
Antes do baile verde
Adélia Prado
A duração do dia
Mário Quintana
Melhores poemas - seleção de Fausto Cunha
80 anos de poesia
Rubem Braga
200 crônicas escolhidas
José Lins do Rego
Menino de engenho
Fogo morto
Fernando Sabino
As melhores
histórias, 50 textos escolhidos pelo autor
Quadrinhos:
A Odisseia - Homero
A metamorfose: Franz Kafka
Pílulas azuis : Frederik Peeters
Qualquer dúvida só me procurar na biblioteca ou
procurar a professora Valéria, uma ótima leitura a todos.

Macunaíma em quadrinhos
ResponderExcluirMacunaíma, uma história de Mário de Andrade, apresenta características modernistas e indígenas durante as aventuras de Macunaíma, personagem esse que representa um herói sem caráter, preguiçoso e sorrateiro. A adaptação dessa obra para uma história em quadrinhos acaba sendo ainda mais cativante para o leitor, porém, também perde características como o jogo de palavras em sua obra original.
Yuri_3EAA
Concordo, os quadrinhos ajudam a visualizar melhor os acontecimentos deste universo criado por Mário de Andrade, mas há algumas partes simbólicas que nem sempre é fácil de entender além da disposição de alguns balões entre os quadrinhos da tirinha que deixam a leitura confusa.
ExcluirEnzo_3DSA
De fato a HQ acaba limitando a disposição e jogo de palavras que vemos presente na obra original, por outro lado também permite ao leitor visualizar de maneira mais clara os elementos que compõe a história, facilitando a compreensão.
ExcluirConcordo com a sua opinião! A adaptação realmente torna a história mais envolvente e acessível, mas acaba perdendo parte da riqueza linguística que Mário de Andrade construiu na obra original
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMacunaíma é uma leitura envolvente, abrasileirada e irônica que nos mínimos detalhes de seus escrita e ilustração, cativa nosso interesse. A presença de um herói preguiçoso, astusto e vingativo que enfrenta desafios em busca de seu propósitos, além da forte influência da cultura indígena, dos ambientes naturais e a movimentação da cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, exemplificam a identidade da nação construída aos longos do séculos de sua existência. Afirmo que ler Macunaíma foi uma experiência divertida e com toda certeza recomendaria.
ResponderExcluirMayara_3EAA
Macunaíma em Quadrinhos
O livro apresenta a jornada de Odisseu em seu retorno para Ítaca após a Guerra de Troia. Por meio de ilustrações, a história mostra os encontros do herói com monstros e deuses. O livro por ser uma versão em quadrinho acaba condensando muitas coisas do poema original, o que deveria acontecer, mas do jeito que foi feito acabou deixando muitas partes confusas e desconexas, como na parte que Odisseu está contando sua história e, sem uma conexão direta, começa o conto de Afrodite e Ares. No fim, não achei um bom livro para ler e definitivamente não o recomendo.
ResponderExcluirWillian_3DSA
A Odisseia (Quadrinhos)
Concordo Willian, esse é um aspecto negativo da obra. Embora as ilustrações ajudem a explicar os trechos do poema épico, a linguagem utilizada pode ser prejudicial. Em alguns momentos, a história parece incoerente devido à falta de descrições e detalhes que estão na obra original.
ExcluirHelleyn_3EAA
Concordo com você! Eu também achei que a versão em quadrinhos deixou a história meio confusa. Parecia que as cenas pulavam de um ponto a outro sem muita explicação. Acho que quem não conhece o poema original deve ter ficado perdido. Uma pena, porque a ideia de adaptar A Odisseia para HQ é ótima, só faltou uma execução melhor.
ExcluirChristian_3DSA
A Odisseia em quadrinhos
O livro Morte e Vida Severina reúne alguns dos poemas mais conhecidos de João Cabral de Melo Neto, tendo como tema central o rio Capibaribe e sua gente. Entre eles estão O Rio e Morte e Vida Severina, além de Paisagens com Figuras, que descreve Pernambuco através do olhar do poeta. Em O Rio, a narrativa é feita pela própria voz do rio, enquanto em Morte e Vida Severina acompanhamos os retirantes nordestinos, tendo como protagonista Severino. Na minha opinião, é uma obra muito interessante, com poemas que se conectam entre si, sendo uma ótima leitura para quem gosta de poesia.
ResponderExcluirWillian_3DSA
Morte e vida Severina
A odisseia conta a história de Odisseu, que, após a Guerra de Troia, busca retornar para casa, em Ítaca, para pode se reencontrar com sua esposa Penélope e seu filho Telêmaco. Ao longo de sua jornada, ele se depara com desafios, deuses e monstros. Ao mesmo tempo, Telêmaco sai de casa, atrás de notícias de seu pai. Após retornarem à Ítaca, Odisseu, disfarçado de mendigo, junto com seu filho, criam um plano para retomar o reino, que estava sendo ameaçado por homens que queriam forçar Penélope a se casa. E, com sucesso, recuperam seu reino. De modo geral, achei interessante essa adaptação, mas, pessoalmente, senti que as ilustrações ficaram cansativas de ver após um tempo.
ResponderExcluirFelipeAu_3DSA
Odisseia em quadrinhos
Eu concordo com você sobre o visual do quadrinho. As ilustrações acabaram me cansando depois de um tempo. Na minha leitura senti que essa adaptação da história original deixou alguns trechos confusos, com acontecimentos algumas vezes sem conexão entre si.
ExcluirWillian_3DSA
Odisseia em quadrinhos
A versão em quadrinhos de "A Odisséia" foi, em partes, tediante. Apesar das imagens e falas curtas, a leitura não fluiu livrementte, as aventuras narradas que deveriam ser emocionantes, acabaram ficando repetitivas e previsíveis. Apesar do tédio, alguns monstros e deus despertam meu interesse como Atena que auxilia e protege Ulisses durante toda sua jornada, sem a ajuda da deusa é provavél que Ulisses jamais chegaria em casa, tornando-o em partes dependente dela.
ResponderExcluirMaria Eduarda Silva da Costa_3EAA
Odisséia em quadrinhos
Concordo Maria, inclusive esse é um ponto negativo da obra, apesar de ilustrar os cantos do poema épico para trazer um melhor entendimento ao leitor, sua linguagem acaba sendo prejudicial e em determinados momentos a história parece inconsistente por conta de falta de descrições e detalhes semelhantes aos presentes na obra original.
ExcluirYuri_3EAA
Realmente a versão em quadrinhos deixa a desejar em sua fluidez, mas creio que os personagens principais conseguiram manter sua essência o que ajuda a nos prender na obra e para quem já leu ou viu qualquer adaptação é ótimo rever certos personagens como a Atena.
ExcluirEduardo_3EAB
O livro de Kafka em quadrinhos foi uma das leituras mais simples que fiz, ao perceber a redundância da crítica por trás ficou evidente que toda sua simplicidade é, na verdade, um meio de expor em metáforas a complexidade que compõe a sociedade atual, sua padronização, a desigualdade social e a frieza nas relações. Ao tornar-se uma barata, Gregor percebe que antes de ser filho e irmão, ele é o provedor e isso fará mais falta no futuro.
ResponderExcluirMaria Eduarda Silva da Costa_3EAA
A metamorfose
Gostei como você destacou a simplicidade da leitura, que esconde uma crítica profunda sobre a sociedade. A transformação do Gregor em barata é uma metáfora poderosa que revela como muitas vezes somos reduzidos a nossos papéis sociais. É um lembrete forte de que, por trás das aparências, há questões complexas como a desigualdade e a frieza nas relações. Muito legal, vou ler.
ExcluirHelleyn_3EAA
O livro Capitães de Areia, de Jorge Amado, conta a história de crianças rejeitadas e marginalizadas pela sociedade que levam a vida em um velho trapiche abandonado. A obra mostra ao leitor uma realidade que muitos desconhecem: a dor e sofrimento que esses jovens enfrentam para sobreviver. Capitães de Areia é um livro que me emocionou muito e me fez ver várias coisas de maneira diferente. Jorge Amado fez um trabalho incrível ao escrever essa história de uma forma tão tocante e rica em detalhes, que aproxima o leitor da vida dessas pessoas injustiçadas. É uma leitura que eu recomendo muito.
ResponderExcluirRaina_3DSB
Capitães de Areia
A Metamorfose em quadrinhos me surpreendeu bastante, porque mostra de forma diferente como as pessoas mudam e são tratadas quando deixam de servir aos outros. A história de Gregor Samsa, que acorda transformado em um inseto, é estranha, mas faz a gente pensar em como a sociedade é fria e em como a família pode virar as costas quando alguém deixa de ser útil. Achei o livro triste, mas muito profundo, porque fala de solidão, rejeição e da busca por valor. A parte que mais me marcou foi ver o quanto Gregor era bom e mesmo assim acabou sendo esquecido. Gostei porque faz refletir sobre empatia e sobre o quanto é importante valorizar as pessoas pelo que elas são, e não só pelo que fazem.
ResponderExcluirJoaoV_3DSA
A Metamorfose
Também achei impressionante como a adaptação em quadrinhos consegue transmitir o peso emocional da história de Gregorio. Mesmo com menos texto, a arte mostra muito bem o isolamento e a frieza das pessoas ao redor dele.
ExcluirEduardo_3EAB
O livro A Odisseia conta a longa e difícil jornada de Odisseu tentando voltar para casa depois da Guerra de Troia. Eu gostei bastante porque, mesmo sendo uma história antiga, ela fala de temas que continuam atuais, como coragem, inteligência e persistência. As aventuras são cheias de desafios, monstros e deuses, e mostram como ele nunca desistiu, mesmo com tantos obstáculos. Achei interessante como o livro ensina que a maior luta nem sempre é contra inimigos, mas contra nós mesmos. Essa versão em quadrinhos deixou a leitura mais leve e fácil de entender, sem perder o sentido épico da história.
ResponderExcluirJoaoV_3DSA
Odisseia
O livro "A Metamorfose de Kafka" conta a história de Gregos Samsa, que acorda transformado em um inseto. A narrativa mostra como essa mudança afeta não só a vida dele como também a relação com sua família, que passa do choque ao ver Gregor Transformado para a rejeição dele. Essa obra passa sentimentos de solidão, incompreensão e desumanização, mostrando que Gregor era valorizado apenas pelo que produzia. Apesar de ser uma história esquisita ela traz reflexões profundas sobre a vida e o papel das pessoas na sociedade.
ResponderExcluirEnzo_3DSA
A Metamorfose de Kafka
Concordo bastante com o seu comentário. Essa transformação dele mostra muito a desumanização e a solidão que ele vivia antes mesmo de se tornar um inseto. Essa mudança também pode ser vista como uma crítica à falta de empatia e à dificuldade das pessoas de lidar com alguém que é considerado diferente.
ExcluirRaina_3DSB
A Metamorfose de Kafka
Macunaíma em Quadrinhos é uma adaptação da obra de Mário de Andrade que apresenta um personagem cheio de contraste e atitudes imprevisíveis. A história mistura elementos da cultura brasileira, como lendas e crenças. A linguagem e as imagens dos quadrinhos ajudam a compreender melhor o enredo. Mesmo não sendo um aleitura leve, foi interessante ter conhecido esse clássico da literatura brasileira.
ResponderExcluirEnzo_3DSA
Macunaíma em Quadrinhos
Eu particularmente acho uma boa história e definitivamente é justo ele ser considerado um clássico, e digo que o quadrinho captura bem a essência da obra e tem traços e desenhos extremamente bonitos. Porém, só não falo que a obra é perfeita por conta do protagonista, estou ciente de que ele se trata de uma desconstrução do modernismo sobre os heróis, mas o Macunaíma é no mínimo problemático do início ao fim, sem ter uma construção ou arco de evolução, o que me deixou a desejar na obra, o que faz eu preferir outros personagens, como o Maanape.
ExcluirEduardo_3DSB
Eu particularmente acho o personagem de Macunaíma, além de problemático, extremamente vulgar. Talvez seja exatamente o intuito de Mário de Andrade ao escrever a obra, mas a forma que certos aspectos do personagem são tratados, sobretudo a relação dele com personagens mulheres, incomoda bastante, e os quadrinhos ajudam ainda mais a realçar essa provocação, que talvez passaria despercebida ao ler a obra original sem nenhuma referência.
ExcluirJoãoPaulo_3DSA
Concordo. Os quadrinhos transmitem uma sensação de angústia e desconforto, que dificultam a leitura, mas revelam exatamente como Gregor percebia o mundo: Pesado, estranho e sufocante.
ResponderExcluirEnzo_3DSA
O livro "Estrela da Vida Inteira" reúne boa parte da poesia de Manuel Bandeira, mostrando sua evolução como artista, como seus primeiros versos modernistas até os mais maduros. Entre os temas podem ser vistos amor, dor, morte e até pequenas alegrias do cotidiano. Existem versos no livro que parecem conversar diretamente com o leitor, já outros pareciam vagos como uma memória. Acredito que após algumas páginas de poesia, o livro se torna um mapa de afeto e lembranças, onde diversos temas "triviais" e trágicos se encontram com naturalidade.
ResponderExcluirGuilhermeA_3DSA
Estrela da Vida Inteira
O livro Odisseia, conta a história de Odisseus
ResponderExcluirtentando reencontrar sua casa e sua família. Eu sinceramente não gostei do livro, ele tem uma linguagem muito robusta e difícil de entender. A adaptação em quadrinhos não foi boa, pois o livro original é bem maior o que faz a história da versão em quadrinhos ser menor, ocasionando em uma história rápida e forçada, diminuindo a qualidade do livro.
Christian_3DSA
Odisseia em quadrinhos
Em Laços de família, Clarice Lispector buscou mostrar o que há por trás de situações do dia a dia, explorando em seus contos os sentimentos escondidos nas relações familiares, como amor, culpa medo e desejo. Clarice traz um tom reflexívo que nos faz pensar sobre nós mesmos além de questionar o papel da mulher e o peso das expectativas dentro da família.
ResponderExcluirAnaLuiza_3DSA
Laços de família
Achei muito interessante o que você comentou. Também senti que a Clarice consegue transformar situações simples em algo profundo, quase incômodo de tão real. Às vezes parece que ela está descrevendo sentimentos que a gente nem sabia que tinha, né? Esse jeito dela de revelar o que está escondido nas relações é o que mais me prende na leitura.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Metamorfose de Kafka é uma adaptação em quadrinhos do livro de mesmo nome, publicado em 1915. Eu achei a história interessante, não tem muitos personagens, provavelmente essa era a intenção do autor, já que assim ele pode se aprofundar melhor nos poucos presentes na história. Na minha interpretação, o quadrinho é sobre desumanização, causada por uma visão utilitarista que a família de Gregório tem sobre ele, a partir do momento em que não é mais útil e só causa prejuízos a família vai aos poucos perdendo a empatia e deixam de o ver como um humano. Além disso, de criticas só tenho uma, que em alguns momentos a arte se torna meio confusa e poluída, o que deixa a leitura meio truncada
ResponderExcluirBryan_3DSA
A Metamorfose de Kafka
O peru de natal é uma adaptação de quatro contos de Mario de Andrade. O conto que eu mais gostei foi o peru de natal, que fala sobre um homem que, após a morte do pai, decide comemorar o natal com um peru inteiro, que eles não terão que dividir com os familiares estendidos. Gostei pois ele mostra que mesmo a família dele achando essa ideia maluca, eles no fundo concordam. Também gostei de 'Vestida de Preto' e entendi a história. Já 'Será o Benedito' e 'Caim, Caim e o resto' não entendi tão bem
ResponderExcluirNicolly_3DSB
O peru de natal e outros contos
Realmente, o conto "Peru de Natal" se tornou um dos meus favoritos também, mas acredito que "Será o Benedito" nos faz refletir sobre o medo da morte, que fez Benedito não ir para a cidade e não sair de sua zona de conforto, o que acaba levando ao sua morte no final da história.
ExcluirCamila_3DSB
O Peru de Natal e outros contos
A Metamorfose em quadrinhos narra a história de como Gregório subitamente se transforma em um inseto enorme e grotesco, e a sua única preocupação, não é como vai viver a sua vida não tendo mais um corpo humano, mas que irá chegar atrasado no trabalho, preocupação causada pelo medo imposto nele no escritório por seus chefes, uma forte crítica ao capitalismo. A condição de Gregório também pode ser vista como uma alusão à portadores de necessidades especiais, sendo tratado como um fardo e uma aberração pela família, que fica mais feliz pela sensação de liberdade após sua morte.
ResponderExcluirAmanda_3DSA
O livro "Gabriela, Cravo e Canela" de Jorge Amado é uma obra que ocorre durante um período de mudanças sociais e econômicas, na Bahia. A história gira em torno de Gabriela, uma mulher simples que trabalha como cozinheira e conquista todos a sua volta com seu jeito alegre e espontâneo. Ainda na obra, o autor destaca as mudanças na sociedade da época como o choque entre o moderno e o tradicional.
ResponderExcluirA obra mistura romance, política e críticas sociais ainda destacando o valor de ser verdadeiro consigo e o próximo.
Gabriela, cravo e canela
Gabriela_3EAB
Alguma poesia é uma coletânea de poemas característica da fase gauche de Carlos Drummond de Andrade. Nela podemos ver em diversos poemas os aspectos marcantes dessa fase, como a preferência por temas do cotidiano, evidente no poema "Sesta", bem como a valorização da linguagem falada e a quebra dos padrões de poesia, típicos do Modernismo em geral. É nesse livro também que estão alguns dos poemas mais famosos de Drummond, como Quadrilha ("João amava Teresa que amava Raimundo que amava...") e No meio do caminho ("No meio do caminho tinha uma pedra...")
ResponderExcluirAlguma poesia - Carlos Drummond de Andrade
JoãoPaulo_3DSA
"Alguma poesia" é uma coletânea incrível do Drummond. Gosto como ele traz temas do dia a dia de forma tão poética. Poemas como "Quadrilha" e "No meio do caminho" são clássicos que todo mundo deveria ler. A maneira como ele quebra os padrões da poesia e usa uma linguagem mais próxima da fala realmente deixa a obra mais pessoal. Vale muito a pena ler
ExcluirHelleyn_3EAA
Eu gostei bastante de ler a metamorfose em HQ, A história de Gregor Samsa é bem marcante, e ver tudo em formato de quadrinhos deixou a leitura mais imersiva. Achei interessante como os desenhos mostram a solidão e o sofrimento do personagem depois de se transformar em uma barata. Mesmo sendo uma história estranha e um pouco pesada, ela faz a gente pensar muito sobre como a sociedade trata as pessoas quando não são mais "normais".
ResponderExcluirNikolas_3DSB
A metamorfose em HQ
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirÉ bem isso mesmo! Acho que a grande jogada do Kafka é criar uma situação tão absurda, mas que consegue falar de algo tão real, que é o sentimento de isolamento e de não pertencimento. E os quadrinhos dão um corpo a esse desespero, literalmente. Ver a figura da barata, o quarto ficando sujo, as expressões de nojo da família... tudo isso torna a angústia do Gregor muito mais palpável do que só lendo o texto.
ExcluirE você tocou no ponto crucial, a forma como a sociedade (e até a própria família) descarta quem foge do "padrão". O Gregor virou um "problema", um incômodo, e deixou de ser um filho, um irmão, uma pessoa. É de cortar o coração, mas é uma reflexão que vale a pena, mesmo sendo pesada.
Mauricio_3DSB
A Metamorfose em HQ
Odisseia
ResponderExcluirA Odisseia em quadrinhos é uma releitura da famosa epopéia de Homero, sua história segue Odisseu após a Guerra de Tróia tentando retornar a Ítaca para se reencontrar com sua esposa Penelope e seu filho Telêmaco.
A Odisseia também apresenta elementos místicos e helenistas, tendo o aparecimento de criaturas e deuses ao longo da aventura.
Yuri_3EAA
Pauliceia Desvairada
ResponderExcluirNo livro Mário de Andrade não usa formas tradicionais para suas poesias. O tema central é a cidade de São Paulo, ela é representada como uma cidade viva, caótica, moderna e muitas vezes contraditória.
A obra também mostra as formas urbanas, aceleradas e o contato com culturas estrangeiras. A cidade que choca a vida moderna e a de tradições.
Anna Beatriz_3EAB
O livro "Macunaíma" conta a história das aventuras de Macunaíma, um herói preguiçoso e feio que nasce dentro de uma tribo indígena. Após perder seu filho, a sua amada Ci e o amuleto que é o único pertence que ela o deixou, ele viaja para São Paulo em busca do amuleto. Durante a jornada, ele enfrenta desafios e seres diferenciados que representam a diversidade das culturas e dos povos do Brasil. No fim, sem se adaptar ao mundo, macuinaíma retorna à floresta e vira uma estrela, tal qual sua amada. O livro possui linguagem bem falada e de facil interpretação juntamente com desenhos bem ilustrados.
ResponderExcluirMacunaíma
Gabriela_3EAB
“Macunaíma”, de Mário de Andrade, é uma das principais obras do Modernismo brasileiro. A história conta as aventuras de Macunaíma, o “herói sem nenhum caráter”, desde seu nascimento na floresta até sua ida a São Paulo em busca do amuleto muiraquitã. Durante sua jornada, ele vive situações fantásticas e conhece diversos personagens que representam a mistura cultural do Brasil. A linguagem usada é simples e cheia de expressões populares, valorizando o modo de falar do povo. Mário de Andrade mostra, com humor e crítica, as contradições do brasileiro. A obra faz refletir sobre quem somos e sobre a riqueza da nossa cultura.
ResponderExcluirMacunaíma
Marina_3EAB
A obra Macunaíma foi uma surpresa imensa para mim, pois até agora não tinha conseguido me agradar de quase nenhuma das hqs, pois algumas me pareceram confusas. No caso dessa, além do enredo não ter sido prejudicado, as ilustrações são, além de lindas, didáticas. Macunaíma de Mário de Andrade representa muito bem a diversidade, a miscigenação brasileira e representa várias passagens e "versões" do herói. Entretanto confesso que não entendi a necessidade de tantas cenas de "brincadeiras".
ResponderExcluirSabrina_3DSB
Macunaíma em Quadrinhos
É compreensível não entender o porquê, de ter tantas cenas de "brincadeiras", uma vez que elas não tem peso ou importância narrativa alguma, não é como se víssemos por meio dessas "brincadeiras" algum tipo de evolução do personagem, o que na minha opinião, torna o protagonista menos admirável e identificável.
ExcluirEduardo_3DSB
Odisseia, considerada a mais (acompanhada de Ilíada) importante obra da mitologia grega, é agora representada de maneira quase que hipnotizante nos quadrinhos. A HQ mantém a essência divina da história original, que é muito bem complementada com os desenhos impressionantes que compõem toda a obra. Apesar de eu sempre ficar um pouco perdida com o formato media res (inicia-se no meio da história), depois de pouco tempo de leitura consegui me encontrar melhor. A única coisa que me desagradou foi os inúmeros textos em grego que me faziam parar no meio da história para pesquisar o significado, mas nada muito urgente.
ResponderExcluirSabrina_3DSB
Odisseia
De fato, Sabrina, além de algumas escolhas de design que me incomodaram na leitura, como a progressão dos quadrinhos ou a simplicidade dos textos/falas, existem também os textos em grego, que mesmo com a tradução ou significado do lado, atrapalham um pouco alguém com pouco foco na leitura.
ExcluirGiovanne_3DSB
Concordo com ambos, a HQ de odisseia é realmente boa visualmente, mas os textos em gregos acabam quebrando quase que completamente a imersão enquanto se vai lendo a história, e alguns quadrinhos a primeira vista podem parecer confusos, também atrapalhando, mesmo que pouco, a leitura.
ExcluirEduardo_3DB
O livro Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto, mostra a amizade entre Augusto Machado, um jovem funcionário público, e Gonzaga de Sá, um homem mais velho e experiente. Através das conversas entre eles, o autor apresenta críticas à sociedade, à política e à burocracia do Rio de Janeiro da época. Gonzaga é retratado como uma pessoa sábia, honesta e desencantada com o mundo ao seu redor. A narrativa é tranquila, cheia de reflexões sobre a vida, o trabalho e a busca por um sentido maior. O livro faz pensar sobre o valor das pequenas coisas e o quanto as pessoas simples podem ensinar.
ResponderExcluirJoãoPedro_3DSA
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTerras do sem fim foi uma leitura envolvente e marcante, além de muito bem ambientada. A forma como é representado os conflitos e a exploração em Ilhéus na Bahia torna tudo mais habituado. Além disso como Jorge Amado retrata a disputa pelo cacau, a ambição que move os coronéis e colonos, as lendas locais, a relação entre poder e resistência, e principalmente a mata, como ela é representada viva e testemunha dos acontecimentos, torna a trama muito mais interessante. Por fim o livro traz de forma exuberante um retrato vivo sobre a sociedade local da época.
ResponderExcluirYasminV_3EAA
Terras do sem fim
. A forma como você descreveu os conflitos e o cenário da história me deixou curiosa para conhecer mais sobre o livro. Gostei especialmente de como destacou a ambientação em Ilhéus e a presença marcante da mata, parece uma leitura cheia de emoção e significado. Me deu vontade de ler Terras do Sem Fim!
ExcluirHelleyn_3EAA
Macunaíma foi uma experiência espetacular, o jeito que pelos os quadrinhos tudo se intensifica e fica mais fácil de entender, ajudam muito na leitura. Mas a melhor parte em minha percepção são as falas da cultura indígena, a sua ambientação e imersão em cada detalhe. Assim cada página é como um passeio por um Brasil mágico e multifacetado. E por fim entender que a história é uma metáfora sobre o próprio Brasil em busca de sua própria identidade, deixa tudo com outra percepção de cada cena.
ResponderExcluirYasminV_3EAA
Macunaíma em quadrinhos
Yasmin, concordo com a sua síntese e acho os quadrinhos uma boa forma de levar Mário de Andrade para as pessoas, consegue ser lúdico e ajudam na imaginação, porém, não acho que reflete 100% da obra, pois acaba perdendo um pouco da essência e do jeito do Mário.
ExcluirLaís Coelho_3°EAB
Achei a síntese muito boa, porque mostra bem o quanto Macunaíma é uma obra rica e cheia de significados. Concordo que a versão em quadrinhos deixa tudo mais fácil de entender e mais envolvente. Também gostei da parte em que fala sobre a cultura indígena e a busca pela identidade do Brasil.
ExcluirHelleyn_3EAA
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMacunaíma é um dos livros mais importantes da literatura brasileira. O livro não é "tradicional", mistura os mitos e lendas, mas também o caótico do Brasil.
ResponderExcluirO "herói sem nenhum caráter" sai da Amazônia e viaja até São Paulo, a jornada do Macunaíma é uma metáfora da busca do Brasil por sua alma. Vendo a modernidade ele fica desiludido, e quando volta para a sua terra, já não se encaixa em lugar nenhum.
Achei o herói egoísta e irritante mas ele também é a honestidade brutal sobre a natureza humana.
Laís Coelho_3°EAB
Macunaíma em quadrinhos.
“Morte e Vida Severina” é um poema dramático que acompanha a trajetória de Severino, retirante nordestino que parte do sertão rumo ao litoral de Pernambuco em busca de melhores condições de vida. Ao longo do caminho, Severino encontra outros migrantes e percebe que suas experiências de privação e sofrimento são comuns a muitos, mostrando como a morte é presença constante na vida dos sertanejos. Ele se depara com situações marcadas por fome, doenças, emboscadas e a desigualdade social.
ResponderExcluirGustavo_3DSB
Morte e vida severina
A HQ “Odisseia” narra a longa jornada de Odisseu (Ulisses) tentando retornar para casa após o fim da Guerra de Troia. O herói passa dez anos enfrentando desafios como monstros, tempestades e deuses vingativos, além dos famosos episódios com a ninfa Calipso, o ciclope Polifemo, as sereias, a feiticeira Circe e os próprios deuses do Olimpo. Enquanto isso, sua esposa Penélope e o filho Telêmaco aguardam seu retorno em Ítaca, resistindo à pressão de pretendentes que desejam tomar seu lugar.
ResponderExcluirGustavo_3DSB
Odisseia
"Pílulas Azuis" é uma HQ tocante de Frederik Peeters sobre o amor e o cotidiano de um casal afetado pelo HIV, narrada com empatia e leveza, sem cair no sentimentalismo.A obra quebra tabus e provoca reflexões profundas sobre preconceito e humanidade.Um acontecimento que me marcou foi o momento que Cati revela a frederik, que ela e seu filho são soropositivos, essa cena é bem legal.
ResponderExcluirPílulas Azuis
Vitor_3DSB
Poesia sobre o livro A Metamorfose, de Franz Kafka:
ResponderExcluirSempre esperei por você, meu inimigo,
Por nossa luta vindoura e inevitável,
Que encerraria este meu ciclo
Ou me tornaria mais formidável.
Eu o imaginava com armas, fatal,
Mas mostra-se como invisível roedor,
Que corrói paredes e inflige desamor,
Criando desconfiança em minha capital.
"Políticas públicas!" – é o que pedem,
Desejam intervenção para toda repartição,
Porque: "Dor? Queremos viver sem!".
O meu rei se desespera, em confusão,
Pois nas rachaduras se leem
Escritas: "Aja, inimigo, hora da revolução!".
{Mas você escolheu a lamentação.
A Metamorfose em Quadrinhos
Miguel_3DSB
Poesia sobre o livro Sentimento de Mundo, de Carlos Drummond de Andrade.
ResponderExcluirNão há espaço para cantar a felicidade,
Tampouco a alegria de viver em vão,
Pois o sufoco se tornou 'burnoulidade'
E o sorriso reflete apenas submissão;
Solidão que não fornece nenhum perdão
À repressão que impede o nosso "NÃO!".
Burnout + Banalidade = Burnoulidade.
Sentimento de Mundo
Miguel_3DSB
Macunaíma, de Mário de Andrade, conta a história de um anti-herói preguiçoso e cheio de contradições que, de certa forma, representa o próprio Brasil. A obra mistura mitos indígenas, elementos do folclore e a linguagem popular para criar uma “rhapsódia nacional” única, ao mesmo tempo inovadora e um pouco confusa para alguns leitores. A famosa definição de Macunaíma como “herói sem nenhum caráter” pode ser lida tanto como a imagem de um povo diverso e múltiplo, quanto como crítica a traços como preguiça, malandragem e falta de firmeza. O livro valoriza a cultura brasileira em toda a sua riqueza, mas também acaba reforçando certos estereótipos. Além disso, mesmo recuperando tradições da oralidade popular, alguns estudiosos veem a obra como uma visão erudita sobre o que é popular. Apesar disso, continua sendo extremamente atual, já que as contradições mostradas ali desigualdade, oportunismo e improviso ainda fazem parte do nosso cotidiano. No fim, Macunaíma consegue ser, ao mesmo tempo, uma celebração e uma crítica da identidade nacional.
ResponderExcluirMacunaíma
Marcos_3DSA
A Odisseia” narra a longa jornada de Ulisses (ou Odisseu), rei de Ítaca, que tenta retornar para casa após a Guerra de Troia. A viagem, que deveria durar pouco tempo, acaba levando dez anos, pois ele enfrenta inúmeros desafios enviados pelos deuses.
ResponderExcluirDurante o caminho, Ulisses enfrenta monstros e tentações, como o ciclope Polifemo, a feiticeira Circe, as perigosas Sereias, e a ninfa Calipso, que tenta mantê-lo preso por amor.
Enquanto isso, em Ítaca, sua esposa Penélope resiste fielmente, enganando os pretendentes que querem tomar o trono, e seu filho Telêmaco cresce em meio à esperança de rever o pai.
Ao fim da jornada, Ulisses retorna disfarçado, derrota os invasores e retoma seu lugar como rei e marido, encerrando sua odisseia.
Ulisses é um herói diferente dos guerreiros comuns, vence não só pela força, mas pela inteligência e astúcia. Ele representa o ideal grego da razão como arma principal um homem que erra, sofre e aprende.
Odisseia
Marcos_3DSA
Minha experiência lendo A Odisseia em quadrinhos não foi das melhores. Ainda que eu seja um fã da história e mitologia gregas, ler os quadrinhos foi desanimador pois, na minha opinião, os quadrinhos continham muitas informações, desenhos pouco intuitivos, poucos textos e falta de claridade na progressão dos quadrinhos. Apesar disso tudo, as histórias no livro são épicas, seguindo o padrão grego de heróis incríveis, deuses auxiliadores e um objetivo central que ocasiona diversas aventuras. Se eu fosse recomendar a obra, recomendaria o livro normal, apesar do seu tamanho, ou uma adaptação em filme.
ResponderExcluirA Odisseia em quadrinhos
Giovanne_3DSB
Concordo que A Odisseia em quadrinhos é meio confusa mesmo. Os desenhos e a forma como a história é mostrada acabam deixando tudo meio bagunçado, e isso faz a leitura ficar cansativa. Mas, mesmo assim, dá pra ver que a essência da história é muito boa, cheia de aventuras, deuses e heróis, como toda boa mitologia grega. É o tipo de história que funciona melhor no livro original ou em um filme, porque aí dá pra aproveitar melhor tudo o que ela tem de épico.
ExcluirBrayan_3DSB
Odisseia em quadrinhos
Pílulas azuis
ResponderExcluirA graphic novel "Pílulas azuis" conta a história real do autor Frederik Peeters, mostrando sua jornada de amor com Cati, uma mulher soropositiva que já tinha um filho, também soropositivo. Está onde retrata como ambos enfrentaram o medo, a desinformação, os preconceitos e os desafios do cotidiano. O livro evidencia como o amor, a convivência e a informação médica transformam a vida do casal e da família, sem idealizar as dificuldades que ambos lidaram nesse processo.
Nathally_3DSB
Li Metamorfose de Franz Kafka pela primeira vez quando tinha pouco menos de 13 anos e lembro de ter gostado muito da obra original. Achei o livro profundo, filosófico e, apesar de ser uma leitura reflexiva, não é difícil de entender. Por isso, ao ler a adaptação em quadrinhos feita por Franscisco Vilachã, acabei me decepcionando bastante. As ilustrações são muito simples e os personagens quase não demonstram expressão. Além disso, o uso apenas do preto e branco deixa a história confusa e às vezes difícil de compreender visualmente. Em geral, eu não gostei da versão em quadrinhos. A obra original continua sendo, pra mim, muito mais impactante e completa por si só.
ResponderExcluirRaina_3DSB
A Metamorfose de Franz Kafka (Quadrinhos)
A história de "A metamorfose" conta a vida de Gregor Sansa, um vendedor que sustenta a familia e vive uma rotina pesada. Certo dia, ele acorda e se encontra transformado em um inseto gigante, a partir daí, tudo muda, ele não consegue mais trabalhar, se comunicar ou sair de sua casa. No começo, sua familia demonstra preocupação, mas com o tempo, passa a ter vergonha e nojo dele, mantendo-o isolado em seu quarto. No final, ele morre sozinho, e sua familia fica aliviada e decidem seguir a vida como se nada tivesse acontecido.
ResponderExcluirMauricio_3DSB
A Metamorfose de Franz Kafka (Quadrinhos)
A adaptação para quadrinhos e uma conversão incrível de um clássico bem confuso, as representações visuais de gregório e sua metamorfose ajudam na compreensão do enredo, cenas como a preocupação do protagonista em ir trabalhar após se transformar e os maus tratos de sua própria família a seu ex-provedor , dialogam com ate onde a natureza humana pode ir.
ResponderExcluirEduardo_3EAB
A Metamorfose de Franz Kafka (Quadrinhos)
O quadrinho “A odisseia de Homero” apresenta a jornada de Odisseu, enfrentando desafios que se simbolizam a resistência e inteligência. Um detalhe interessante é o uso de letras do alfabeto grego antigo, o que dá ao leitor um contato com a cultura da Grécia antiga. Além disso o estilo de arte do quadrinho é bem diferente, com traços e cores profundas que tornam a obra mais interessante. O quadrinho consegue unir diversos elementos de uma forma incrível, que torna a leitura muito mais interessante.
ResponderExcluirRafael_3DSB
A Odisseia
O livro “Alguma poesia de Carlos Drummond”, é uma coletânea que aborda vários poemas que refletem sentimentos, críticas e observações sobre o mundo.
ResponderExcluirUm dos poemas mais interessantes foi o “Europa, França e Bahia”, onde o autor mostra uma visão crítica sobre a Europa, utilizando do olhar brasileiro para comentar sobre o velho mundo. Ele utiliza de elementos como o humor e reflexões para questionar a cultura e até a política.
Rafael_3DSB
Alguma Poesia
Eu achei O Peru de Natal, do Mário de Andrade, um conto bem interessante, porque vai muito além de uma simples história sobre o Natal. A forma como o autor mostra o clima familiar e as lembranças do narrador faz a gente pensar sobre o tempo, as tradições e até a perda das pessoas queridas. Gostei de como o texto mistura emoção e crítica social de um jeito leve, mas profundo ao mesmo tempo, mostrando que o Natal nem sempre é só alegria.
ResponderExcluirNikolas_3DSB
O Peru de Natal em HQ
A graphic novel Pílulas Azuis, de Frederik Peeters, apresenta uma narrativa autobiográfica que relata a história do próprio autor e seu relacionamento com Cati, uma mulher soropositiva, e o filho dela. Ao longo da obra, vemos como Frederik aprende a lidar com o medo e o preconceito em torno do HIV, construindo com Cati uma relação baseada no amor, na confiança e na superação. A história aborda de forma sensível as dificuldades enfrentadas por pessoas que vivem com a doença, assim como o impacto que ela pode ter em seus parceiros.
ResponderExcluirJoão_Gabriel_3DSB
Pílulas Azuis
O livro em si foi muito bem construído, imagens muito bem feitas e em ótima resolução. A história em si é um tanto complexa para alguém que não tenha conhecimento sobre a história mitológica por trás deste enredo. Isso pode ser superado com uma leitura atenta do livro ou com auxílio de sínteses ou resumos explicando toda a trajetória de Odisseu de volta para sua casa e ainda chegando lá tendo que guerrear contra todos os pretendentes de sua esposa pois ela achava que ele havia morrido.
ResponderExcluirWictor_3DSA
Odisseia (em quadrinhos)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPílulas azuis
ResponderExcluirPílulas azuis é uma grande cacofonia, não somente de acontecimentos peculiares de uma soropositiva, mas principalmente que giram em torno do casal Fred e Cati, um relacionamento extremamente humano e muito inspirador. O casal se conhece ainda cedo, numa festa, se tornando íntimos depois de muito tempo, com Cati já mãe e em processo de divórcio. Entretanto, ambos se aproximam, onde Fred, já íntimo, descobre que Cati e seu filho são soropositivos. O que inicialmente foi um choque, se tornou porta para que ambos vivessem um romance mais que lindo. Essa história é Linda e traz incríveis ensinamentos a cada virada de página.
Pílulas Azuis
MatheusS_3DSB
É verdade, pois, em vez de idealizar a história, a obra nos mostra o relacionamento de forma verdadeira, o que o torna ainda mais bonito e significativo, evidenciando os desafios que o casal enfrenta e emocionando ainda mais o leitor.
ExcluirCamila_3DSB
Pílulas Azuis
A Odisseia em quadrinhos
ResponderExcluirA odisseia infelizmente não me apeteceu, a história, em quadrinhos especificamente, é bastante confusa e cansativa. A história começa in media res, o que na minha opinião, piorou ainda mais a interpretação. Ela inicia com Odisseu acordando bastante debilitado em uma ilha, ele é recebido por moradores enquanto seu filho, Telêmaco, procura por ele por aí. Após essas histórias, há uma volta no passado, onde odisseu havia participado da guerra de troia. A história segue vagando por diversos acontecimentos na vida de Odisseu.
A Odisseia em quadrinhos
MatheusS_3DSB
O romance Vidas Secas acompanha um casal, seus dois filhos e sua cachorra Baleia. Eles são retirantes do sertão e no começo do livro são mostrados no meio de uma caminhada a procura de um abrigo. A obra é cíclica e termina com um integrante a menos (Papagaio e Baleia, respectivamente), assim como começou, e é cheia de detalhes como os pensamentos dos personagens, seus costumes e peculiaridades. Achei interessante a Sinhá Vitória ser mais inteligente que Fabiano, em momentos como o capítulo 'Contas', ela notando e entendendo o porque das 'arribações' aparecem, e ela protegendo o filho do sol com uma cabaça no final do livro.
ResponderExcluirNicolly_3DSB
Vidas Secas
Gostei muito do jeito que você analisou Vidas Secas, porque dá pra ver que entendeu bem o lado humano da história. É interessante como o livro mostra o ciclo da vida no sertão, sempre com perdas e recomeços, e como até nos pequenos gestos dá pra sentir o sofrimento e a resistência daquela família. Também achei legal você destacar a Sinhá Vitória, ela realmente parece ter uma visão mais esperta das coisas, como se entendesse o mundo de um jeito mais consciente, mesmo vivendo em tanta dificuldade. Essa cena dela protegendo o filho mostra bem o amor e a força que existe mesmo em meio à seca e à miséria.
ExcluirBrayan_3DSB
Vidas Secas
O livro “Morte e Vida Severina” retrata a jornada de um nordestino retirante em busca de uma vida melhor, fugindo da seca e da pobreza. Um momento impactante sob a minha perspectiva foi quando dois coveiros estavam no cemitério e revelaram a inutilidade de sua fuga, já que o nordestino morreria igualmente de forma “severina” e sem nome.
ResponderExcluirKetlyn_3EAA
Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto
Pílulas Azuis conta a história de Frederik e como ele conheceu e se apaixonou por Cati, uma mulher com HIV positivo, além de apresentar sua perspectiva sobre o assunto. Apesar dos quadrinhos não terem muito texto, a história é contada de uma forma muito fácil de acompanhar e menos cansativa de ler. A maioria dos eventos que acontecem ao longo da história dos eventos que acontecem ao longo da história são baseados na vida do próprio autor, Frederik Peeters, mas com uma leve "polida em alguns detalhes". Não sou muito de ler romance, mas, ainda sim, eu gostei muito da HQ.
ResponderExcluirFelipeAu_3DSA
Pílulas Azuis
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRepleto de detalhes e com cenas realistas, O Quinze de Raquel de Queiroz é uma verdadeira denúncia da realidade dos brasileiros frente à seca avassaladora de 1915 no nordeste do país. O sofrimento da família de Chico Bento é retratado de modo simples e direto, expondo situações de dor, perda, agonia e morte ao se tornarem retirantes influenciados pela expectativa de condições melhores. Além da presença de Conceição, como personagem feminina empoderada com uma mente única que contrasta com o ambiente rústico do sertão.
ResponderExcluirMayara_3EAA
O Quinze - Raquel de Queiroz.
Concordo com o seu comentário. Esse livro nos mostra a dura realidade vivida durante as secas na região do Nordeste. Achei importante que você tenha mencionado a figura da Conceição, pois também considero ela uma personagem importante, que se destaca por ser uma mulher forte e com visão própria.
ExcluirRaina_3DSB
O Quinze
Concordo com a forma como você destacou a força realista da obra e o contraste entre os personagens. O Quinze realmente evidencia, de maneira sensível e crítica, o sofrimento causado pela seca e, ao mesmo tempo, apresenta Conceição como símbolo de resistência e independência feminina em meio à dura realidade do sertão.
ExcluirHelleyn_3EAA
Realmente, a ilustração dos quadrinhos em alguns momentos deixa a história confusa, talvez até de forma proposital por parte do Francisco Vilachã, pra representar essa visão conturbada e estranha sobre o mundo
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA odisseia, conta uma longa jornada de Ulisses, para voltar para casa depois da guerra. Durante o caminho ele enfrenta diversos desafios, monstro, deuses e muitos outros como o canto da sereia.
ResponderExcluirEnquanto isso a esposa e filho o esperam em Ítaca, acreditando que ele voltará vivo.
O livro representa a coragem, inteligência e perseverança de Ulisses para reencontrar a família.
Anna Beatriz_3EAB
ODISSEIA em quadrinhos
A metamorfose é uma história que carrega com si mesmo uma grande crítica social ao sistema, de como nos tornamos escravos do nosso próprio trabalho, pois quando Gregor acorda seu primeiro pensamento é sobre o trabalho, mostrando como isso domina sua vida. Ao longo da narrativa vemos a agonia de Gregor em relação a família, a conseguir um sustento sem ele, e como sua nova condição o torna apenas um peso dentro da própria casa. No fim tinha esperanças dele recuperar sua forma novamente e aprender com a lição.
ResponderExcluirYasminV_3EAA
A metamorfose em quadrinhos
Concordo com seu ponto de vista, a história para não é pouco atrativa, mas sai um pouco do comum trazendo a ideia de que o protagonista se torna um inseto(especificamente, uma barata) descontruindo os conceitos de perfeição pré-definidos para um protagonista, também sua crítica e relação entre indivíduos nos faz questionar a índole do ser humano diante das circunstâncias menos favoráveis.
ExcluirNicole_ 3 EAB
Gostei muito da sua visão, Yasmin. Realmente, o livro mostra bem como o trabalho e as obrigações podem nos aprisionar, quase como se a gente virasse parte de um sistema que suga tudo. Também senti essa agonia do Gregor, principalmente quando ele percebe que a própria família começa a tratá-lo como um peso. É uma crítica forte, mas muito verdadeira sobre a forma como vivemos.
Excluir"A Hora da Estrela" questiona, com tom irônico e primoroso, a existência humana. O modo como sua protagonista (Macabéa) ou até mesmo o narrador (Rodrigo S.M.) se indagam sobre a própria existência é algo que emociona, fazendo com que até quem está lendo seus relatos adentre, junto com eles, a esses pensamentos.
ResponderExcluirA obra termina de maneira trágica, mas demonstra que todos terão a sua "hora da estrela", por mais miserável que a vida seja.
O livro é (como muitos dizem) uma obra para quem não se sente "visto" ou "não entende por que vive/existe", causando uma dualidade entre aqueles que não compreendem a mensagem transmitida (o que os faz não gostar) ou aqueles que a entendem (o que torna sua experiência com ele otimista).
Clarice com certeza é uma grande escritora e seus questionamentos, escritos de forma cotidiana, subjetiva e psicológica, são o que fazem com que eu a ame como autora. O livro, sendo finalizado com a frase que parece simplória mas é simbólica: "não se esqueça que é tempo de morangos", demonstra que, por mais que seja irônica e a vida de Maca tenha chegado ao fim, a vida de seu narrador poderia se "renovar" e, assim, dar continuidade à sua existência.
Breno_3DSB
A hora da estrela
Achei seu comentário muito bom, porque mostra o quanto A Hora da Estrela faz a gente refletir sobre a vida, sobre o sentido de existir e o que é “ser visto” de verdade. A forma como você falou da Macabéa e do narrador ficou bem sensível, dá pra sentir o vazio e a solidão que cercam os dois, cada um do seu jeito. Acho interessante como Clarice consegue transformar algo tão simples em algo tão profundo, mostrando que até nas vidas mais apagadas existe algo a ser contado. E essa parte final, “é tempo de morangos”, me marcou também, parece uma frase boba, mas carrega uma esperança, como se dissesse que mesmo depois da dor ainda existe a chance de recomeçar.
ExcluirBrayan_3DSB
A hora da estrela
A obra é uma profunda reflexão sobre a invisibilidade social e existencial. Clarice Lispector, por meio da figura de Macabéa, revela a realidade dura dos marginalizados — pessoas que existem, mas não são vistas. O narrador, Rodrigo S. M., representa a consciência do autor e questiona o próprio ato de narrar, o que torna o livro uma obra metalinguística e filosófica.
ExcluirOtávio Augusto _ 3EAB
A hora da estrela
A obra é interessante e subjetiva em suas críticas, mas falha em diversos outros fatores que a rodeiam. 'A Metamorfose' é uma novela não muito interessante sobre a vida de Gregor Samsa. No livro, há diversas críticas ao sistema em que estamos inseridos, como o de ser útil apenas quando estamos trabalhando ou ajudando em algo, e, tornando-se um pouco mais radical, até mesmo ao capitalismo e às relações familiares. Há fatores neste livro que, por um lado, o tornam interessante, mas sua leitura e os acontecimentos descritos o tornam maçante, transformando-o, assim, em um livro não tão incrível quanto a fama que tem. Suas críticas não são tão bem trabalhadas, e suas alegorias, um pouco confusas e incongruentes quanto ao tema desenvolvido. Concomitantemente ao sentimento de que o manuscrito deveria ser mais trabalhado nos fatores anteriormente mencionados, sua leitura ainda é válida quando estudado e interpretado.
ResponderExcluirBreno_3DSB
A Mertamorfose (manuscrito)
O livro Pílulas Azuis retrata uma peculiar história de amor, onde Cati a mulher possui HIV e mesmo assim Fred decide apoia-la e mostrar ao leitor justamente que com o tratamento adequado é possível conviver com essa doença e até mesmo ter filhos livres dela, através de inseminação artificial e parto em cesária, mas claro que deve se ter um acompanhamento médico para avaliar esta possibilidade. Ademais, o fim do livro mostra como aquela família superou as dificuldades e hoje vive com boa qualidade de vida.
ResponderExcluirWictor_3DSA
Pílulas Azuis
"Odisseia em Quadrinhos" é uma adaptação que torna o clássico épico de Homero mais acessível e visual. A história acompanha as aventuras de Odisseu em sua longa jornada de volta para casa, enfrentando desafios que exigem coragem e inteligência. Um dos pontos que mais gostei foi Penélope, pela sua fidelidade e paciência, esperando Odisseu durante anos enquanto costura o tapete. A arte tem um estilo diferente e, embora em alguns momentos os quadrinhos possam parecer confusos, essa estética dá um toque especial que diferencia o livro. No geral, é uma leitura envolvente que traz à tona esse clássico de forma moderna e interessante.
ResponderExcluirBrayan_3DSB
Odisseia em quadrinhos
"Grande Sertão: Veredas" em Quadrinhos é uma impressionante adaptação que traz para as páginas toda a riqueza do sertão brasileiro, com desenhos repletos de detalhes que capturam não apenas o ambiente, mas a intensidade dos sentimentos e conflitos da história. A narrativa acompanha Riobaldo, um jagunço que vive uma jornada cheia de dilemas, lutas e uma relação misteriosa e marcante com Diadorim. A linguagem da obra, embora diferente e única, não é tão difícil quanto o original, tornando a leitura mais acessível e didática, facilitando o acesso ao universo complexo do texto de Guimarães Rosa. A combinação de texto e imagem cria uma experiência envolvente que aproxima o leitor da cultura sertaneja e da profundidade dos personagens.
ResponderExcluirBrayan_3DSB
Grande Sertão: Veredas (quadrinhos)
Comentário muito bem escrito, Brayan. Concordo que a adaptação consegue levar a força do sertão para cada página, com desenhos que passam tanto o cenário quanto a tensão dos conflitos. Acompanhar Riobaldo nessa travessia, com a relação intensa com Diadorim, mantém o coração da história e deixa a leitura mais acessível sem perder profundidade. A mistura de texto e imagem realmente aproxima o leitor da cultura sertaneja e dos dilemas morais do romance.
ExcluirRyan_3DSB
Grande Sertão: Veredas HQ
O livro Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, é um poema que conta a jornada de um retirante chamado Severino, que sai do sertão em busca de uma vida melhor. Ao longo do caminho, ele encontra apenas miséria, fome e morte, mostrando a dura realidade do povo nordestino. A obra é escrita em forma de auto popular, misturando poesia e teatro de um jeito simples, mas muito profundo. A “vida severina” simboliza a vida difícil e repetida de tantos brasileiros que lutam apenas para sobreviver. Apesar do tom triste, o final traz esperança com o nascimento de uma criança, que representa a renovação da vida. O autor usa uma linguagem seca e direta, sem exageros, o que torna o sofrimento ainda mais real.
ResponderExcluirJoãoPedro_3DSA
A obra narra em seus versos a jornada de Severino, um migrante que está saindo do sertão em busca de sobrevivência, enquanto conta a história de Severino, o livro mistura poesia com teatro. A obra fala sobre a seca, migração forçada, mortes banalizadas e desigualdade social com alta precisão e um tom "cru" com versos diretos, tudo isso em uma linguagem também seca e direta, mas que não perde seu ritmo. Durante minha leitura, pude perceber que a voz principal se alterna entre o narrador e figuras coletivas transformando grande parte da narrativa da obra em impactantes metáforas econômicas e éticas.
ResponderExcluirGuilhermeA_3DSA
Morte e Vida Severina
"Pílulas Azuis" é uma obra autobiográfica que narra o relacionamento de Peeters com Cati, uma mulher soropositiva, mãe de um filho também portador do HIV. A obra explora, sem sentimentalismo, as emoções contraditórias dessa relação no cotidiano marcado pelo vírus. Com ilustrações em preto e branco e um roteiro simples e leve, a narrativa humaniza a condição de pessoas soropositivas e combate preconceitos.
ResponderExcluirSAMUEL_3DSB
Pilulas Azuis
O livro lido foi Metamorfose de Franz Kafka acompanhamos a história de Gregório um homem que trabalha exaustivamente para pagar a dívida de seus pai mas certo dia acordou transformado em inseto minha impressão
ResponderExcluirFoi que o valor de Gregório para a familia era vinculado apenas o que ele podia oferecer como o dinheiro e quando ele se torna inseto "perde seu valor" e a irmã que é bonita e toca violino torna-se querida. Também penso que a metamorfose pode ser uma forma de escape de Gregório da vida que levava.
Nicole_ 3 EAB
Metamorfose
Seu comentário mostra uma compreensão muito sensível da obra. Você percebeu bem como o valor de Gregor está ligado à sua utilidade econômica, e como, ao perder essa função, ele também perde o afeto e o reconhecimento da família. Essa leitura revela o caráter crítico e simbólico de Kafka, que expõe a desumanização das relações quando são guiadas apenas pelo interesse. Além disso, sua observação sobre a metamorfose como uma forma de escape é muito interessante, pois sugere que a transformação de Gregor pode representar um desejo inconsciente de libertação de uma vida mecânica e sem sentido. Seu comentário demonstra uma interpretação profunda e empática da história.
ExcluirOtávio Augusto _ 3EAB
Metamorfose
A metamorfose de Kafka
ResponderExcluirA metamorfose é, escondida atrás de uma transformação em um inseto, uma história sobre cansaço mental. Gregório Samsa era um homem trabalhador, que cobria todas as dívidas da família, trabalhando intensamente sempre para sustentar seus pais e sua irmã mais nova, gerando um extremo cansaço mental, transformando-o, literalmente, em uma grande barata. Samsa antes tratado com indiferença, agora era visto com repugnância e desprazer, provando que Gregório jamais foi de fato considerado.
A metamorfose dee Kafka
MatheusS_3DSB
Comentário forte, Matheus. Essa leitura do cansaço mental e do peso de sustentar a família faz muito sentido para explicar a “barata” como metáfora do esgotamento e da desumanização. O contraste entre a indiferença de antes e a repulsa depois da metamorfose evidencia como Gregor era visto mais pela utilidade do que pelo afeto.
ExcluirRyan_3DSB
A Metamorfose
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Hora da Estrela", de Clarice Lispector, narra a vida de Macabéa, uma jovem nordestina pobre e ingênua que vive no Rio de Janeiro. Vista como invisível pela sociedade, ela leva uma existência simples e sem sonhos, até morrer tragicamente após ouvir de uma cartomante que teria um futuro feliz. A história, contada por um narrador reflexivo, expõe a solidão, a miséria e a busca por sentido na vida.
ResponderExcluirOtávio Augusto _ 3EAB
A hora da estrela
A trama de "Odisseia" é muito interessante, já que mostra a trajetória de volta de Odisseu após a Guerra de Troia, retratando as diversas dificuldades tanto de Odisseu quanto de sua esposa e como eles conseguem superar tudo com coragem e inteligência. Acredito que o formato em quadrinhos deixou a leitura muito mais fácil e, ao mesmo tempo, não diminuiu a magia da história. A arte e os elementos míticos combinaram perfeitamente, envolvendo o leitor sem perder a essência do enredo original.
ResponderExcluirGabriel_3DSB
A Odisseia em quadrinhos
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirConcordo que o formato em quadrinhos tenha proporcionado uma experiência mais didática, mas acredito que, em alguns pontos, a história tenha ficado confusa e um pouco maçante devido à presença de trechos em grego e à disposição das falas, tornando a leitura desinteressante e difícil.
ExcluirCamila_3DSB
Odisseia em quadrinhos
A odisseia em quadrinhos realmente parece confusa em alguns momentos, grande parte deles incentivado pelas ilustrações. Mas, se torna interessante a forma como foi ilustrado por lembrar as artes em vasos gregos antigos, o que nos ambienta de certa maneira na época onde se passa a história.
ExcluirEllen_3EAB
Odisseia em quadrinhos
Achei muito interessante como "Macunaíma" consegue demonstrar diversos elementos da cultura brasileira por meio do grande herói preguiçoso, que começa suas peripécias logo na infância. É engraçado como foram apresentadas as transformações de Macunaíma. Misturando realidade e fantasia, a história fica divertida e mágica. Isso acaba contribuindo para o amadurecimento do ser curioso e sapeca que é Macunaíma. Mas, como um bom apreciador dos prazeres do mundo, ele finaliza sua trajetória de forma melancólica, desistindo da vida e desejando virar uma constelação no céu.
ResponderExcluirGabriel_3DSB
Macunaíma em quadrinhos
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirA história em quadrinhos Macunaíma é uma adaptação incrível da obra de Mário de Andrade. a HQ se destaca principalmente por sua linguagem visual que consegue ilustrar todos os elementos místicos, folclóricos e fantásticos da história, permitindo que o leitor compreenda a narrativa de forma clara. Os autores conseguiram fazer uma releitura desse grande clássico brasileiro sem perder a ideia central da obra e de sua crítica social.
ResponderExcluirEm sua obra Antes do Baile Verde, Lygia Fagundes nos faz refletir sobre os aspectos mais sombrios da existência humana, e que, por mais que tentemos esconder nossos medos ou fugir deles, a única forma de compreendermos a vida pelo que ela é seria enfrentando nossas próprias inseguranças e aceitando a realidade em que vivemos. Isso se torna perceptível em seu conto Os Objetos, onde a autora sugere que tanto pessoas quanto coisas só adquirem sentido quando ocupam um papel definido em nossa vida e sociedade.
ResponderExcluirBianca_3DSB
Antes do Baile Verde
Concordo bastante com a sua análise. Nessa obra, Lygia aborda as inseguranças e medos humanos, mostrando que fugir deles não resolve nada. Achei interessante que você destacou o conto Os Objetos, porque o interpretei da mesma forma que você, ele evidencia como atribuímos significado a coisas e pessoas com base no papel que elas desempenham em nossas vidas.
ExcluirRaina_3DSB
Antes do Baile Verde
Em sua obra Laços de Família, Clarice Lispector questiona o verdadeiro significado da família e dos vínculos afetivos, transformando situações banais em profundas reflexões existenciais. Um exemplo disso é o conto “Feliz Aniversário”, em que a reunião familiar para celebrar Dona Anita evidencia a distância emocional entre os parentes, que se reúnem mais por obrigação do que por afeto genuíno. Dona Anita, mesmo fragilizada, observa com ironia a superficialidade dos laços, percebendo o vazio e a hipocrisia das relações.
ResponderExcluirBianca_3DSB
Laços de família
O obra de Macunaíma de Mário de Andrade reflete a cultura brasileira ao retratar o "Herói sem nenhum caráter". A história destaca a natureza, a cultura indígena e expõe as contradições do país. O personagem principal tem falhas e emoções humanas, o que o aproxima do leitor, especialmente em sua busca pelo muiraquitã Na adaptação em quadrinhos, os traços vibrantes expressam a mistura cultural, entretanto parte da linguagem criativa e do humor do texto original se perde na adaptação.
ResponderExcluirBianca_3DSB
Macunaíma em quadrinhos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA obra é profunda e atual, e fala sobre o medo, a perda e a compaixão. A sensibilidade de Drummond traduzir caos e a beleza do mundo em palavras é impressionante. Esse livro me fez pensar sobre o meu papel na sociedade e o quanto é importante manter a empatia em tempos difíceis. É um livro que emociona e traz reflexões. O autor expressa dor de viver em um tempo conturbado, mas também a solidariedade com o sofrimento do próximo.
ResponderExcluirHelleyn_3EAA
Sentimento do mundo
As poesias me fizeram pensar sobre a realidade em que vivemos e o quanto é importante não ser indiferente diante da dor dos outros. É uma leitura que toca o coração e faz a gente enxergar o mundo com mais empatia.
ExcluirOdisseia em quadrinhos
ResponderExcluirA Odisseia em Quadrinhos conta a história de Odisseu, um herói que faz de tudo para voltar pra casa depois da guerra de Troia. No caminho, ele passa por muitos desafios, como enfrentar o gigante Polifemo, escapar do canto das Sereias, além de ser enganado pela feiticeira Circe e passar por vários monstros. Enquanto isso, sua esposa Penélope o espera, e o filho Telêmaco sonha rever o pai. Depois de muito tempo, Odisseu volta finalmente para casa. A versão em quadrinhos do livro deixa tudo mais leve e divertido.
Thiago_3DSB
Comentário muito bom, Thiago. Concordo que a versão em quadrinhos deixa a jornada do Odisseu mais leve e dinâmica, sem perder as partes marcantes como Polifemo, Circe e o canto das Sereias. Gosto também de como a HQ alterna ação e retorno à Ítaca, mantendo a expectativa pelo reencontro com Penélope e Telêmaco.
ExcluirNa adaptação em quadrinhos de Odisseia, Teresa Virgínia recria a jornada de Odisseu, escrita por Homero, retratando seu caminho repleto de confrontos com deuses, criaturas e o desafio de voltar para casa. A narrativa destaca os momentos mais marcantes do mito, como o ciclope, as ninfas e Penélope. A arte, porém, pode parecer um pouco confusa, talvez por falta de costume, pela escrita ou pela disposição dos textos, que se organizam em diferentes direções, lembrando uma tapeçaria antiga ou uma pintura em vaso. Elemento esse que reforça o caráter mítico da obra, mas que infelizmente cansa o olhar do leitor
ResponderExcluirPierre_3DSA
Odisseia em quadrinhos
Concordo sobre a arte parecer um pouco confusa e exaustiva para o olhar, assim como a escolha de palavras utilizadas e a ausência de tradução. Apesar desse ponto negativos, são artifícios escolhidos para preservar a complexidade, cultura e mitologia do conto original mesmo em uma adaptação.
ExcluirA Metamorfose
ResponderExcluirA metamorfose em quadrinhos conta a história de Gregor Samsa, um homem que, de repente, acorda transformado em um inseto, a partir desse momento, sua vida muda completamente. O homem que antes trabalhava para o sustento da família, agora se vê como um peso, alguém de quem todos têm vergonha e medo. A história mostra como ele vai sendo deixado de lado até mesmo por quem ele mais amava. A obra mostra como lição, que a aparência muda a forma como as pessoas nos tratam
Thiago_3DSB
Macunaíma, de Mário de Andrade, é uma obra que explora as lendas, a crítica social e a cultura brasileira de uma forma impressionante. A história acompanha Macunaíma, de sua juventude a até as suas aventuras pelas terras do Brasil. Um momento marcante é quando Macunaíma se aventura por São Paulo, com o objetivo de recuperar o amuleto que ganhou de Ci, mostrando seu apego e também seu lado humano.
ResponderExcluirRafael_3DSB
Macunaíma em quadrinhos
Neste livro, são contadas diversas histórias como o caminho do rio Capibaribe que segue até o seu próprio destino, a cidade de Pernambuco. Nele tem diversas histórias, contados através de vários poemas como o retrato do cotidiano dos trabalhadores e de outras pessoas daquela região. Além disso, o livro descreve a visão do poeta, a respeito de como Pernambuco era naquele tempo. Por último mas de grande importância, o narrador do livro é o rio que segue seu fluxo contando tudo o que está em seu caminho.
ResponderExcluirChristian_3DSA
Morte e vida severina
O livro "pílulas azuis" conta a história do romance entre Frederk e Cati, mostrando a vida cotidiana de um casal em que um deles tem AIDS, doença derivada do vírus HIV. Durante a leitura, é possível observar a dificuldade de conviver com a doença com tomar os medicamentos, a pressão social envolvida e a rotina constante de consultas. Lendo esse livro aprendi muito, exemplo: o quanto é ruim conviver com essa realidade.
ResponderExcluirChristian_DSA
Pílulas Azuis
Pilulas Azuis HQ Frederik Peters
ResponderExcluirA obra pilulas azuis de Frederik Peters é uma obra de auto-ficção sobre a vida do próprio com sua esposa possuidora de aids uma HQ de artes simples, mas natural que ajuda na leitura e te deixa mais imerso. Essa obra quebra os tabus que conhecemos sobre a aids, ela ensina e te faz se sentir a par de todos os pensamentos e sentimentos na obra. No fim, você fica tão imerso que so quer que no final do livro tenha um final feliz.
Peru de natal e outros contos HQ Mario de Andrade
ResponderExcluirA obra peru de natal e outros contos é uma obra HQ de uma coletanea de contos do mario de andrade, as obras são: Peru de natal, vestida de preto, Será o benedito!, caim caim e o resto. Este livro trás tambem excertos e pequenos textos dos mais variados generos produzidos pelo autor, sendo uma otima HQ para quem quer começar os contos de Mario de Andrade.
Odisseia HQ Homero
ResponderExcluirA obra odisseia em quadrinhos é uma adaptação da ora de homero que conta a jornada de Ulisses de volta para a casa após a guerra de troia. Essa obra épica aborda temas bem divertidos e excitantes como: aventura, a astucia e inteligencia, amor e fidelidade, coragem e perseverança, interação com deuses e a busca por identidade e um lar.
Metamorfose HQ Kafka
ResponderExcluirA obra metamorfose de kafka é uma obra que aborda temas como ser, identidade e morte social, temas esses que mexem com o leitor...
Gregorio sansa em um dia comum como qualquer outro durante a noite ele acorda e se ve em um inseto gigante com instintos de um. Durante o resto da obra vemos o seu dia dia como inseto consciente mas sem poder se ccomunicar vendo sua familia se deteriorar em luto pelo gregório até o dia que esse inseto realmente morre.
Alguma poesia (soneto) sobre o livro Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade:
ResponderExcluirVisar o céu... Mediocridade.
Não é lugar para fracassado,
Pois abandonar sua cidade
É ser caçado pelo passado.
A beleza não é virtude da arte,
Mas consequência de sua vida,
Afinal, que é vida senão parte
De uma gloriosa catarse vivida?
A obra-prima não se dá na dor,
Tampouco se faz só de prazer,
Mas exige amor superador,
Porque o triunfal está em ser;
Não apenas provar do sabor,
Mas banquetear-se do poder.
Miguel_3DSB
Alguma Poesia
Macunaíma em quadrinhos
ResponderExcluirA obra "Macunaíma" em quadrinhos de Mário de Andrade, é uma obra do modernismo brasileiro que apresenta a história de um herói chamado Macunaíma, nascido na floresta amazônica. Ele passa por diversas aventuras, viaja até são Paulo e busca recuperar a pedra mágica Muiraquitã. A narrativa mistura elementos do folclore, da mitologia indígena e da cultura popular, representando a diversidade e as contradições do povo brasileiro.
Nathally_3DSB
Comentário bem feito, Nathally. Concordo com o destaque para a mistura de folclore, mitologia indígena e cultura popular, é o que dá cara ao modernismo da obra e deixa a jornada do “herói sem nenhum caráter” tão única. A busca pelo muiraquitã funciona como fio que liga as aventuras, de Amazônia a São Paulo, mostrando um Brasil diverso e cheio de contrastes.
ExcluirO livro "Angústia", conta a história de Luís da Silva, um homem pobre e solitário que vive no Nordeste. Ele tem uma paixão por Marina, porém quando sua amada se envolve com Julião Tavares, ele começa a ter pesadelos terríveis. Consumido pele ciúmes e inveja, Luís entra em desespero e acaba cometendo um crime.
ResponderExcluirA obra mostra a angústia interior e faz crítica à desigualdade e à solidão humana.
Livro: Angústia de Graciliano Ramos.
Anna Beatriz_3EAB
O livro Antes do Baile Verde é uma coletânea de contos da escritora Lygia Fagundes Telles. As histórias falam sobre temas muito humanos, como o amor, a morte, a solidão e os relacionamentos. Apesar de ter uma escrita bonita, detalhada e cheia de significado, o livro não me prendeu muito. Achei meio parado e com diálogos demais, o que acabou deixando a leitura um pouco cansativa. Mesmo assim, reconheço que, para quem gosta de textos mais reflexivos e com um estilo de crônica, Antes do Baile Verde pode ser uma boa leitura.
ResponderExcluirRaina_3DSB
Antes do Baile Verde
O livro 'Pílulas Azuis' é uma história em quadrinhos autobiografica que conta sobre Fred (autor) que se apaixona por Cati, uma mulher HIV-positiva que tem um filho também HIV-positivo. O livro me cativou e me puxou pra dentro dele, e fez com que eu terminasse de ler ele em mais ou menos 3h de uma vez. Ele aborda temas sensíveis e muito importantes para a nossa sociedade, e que precisam ser mais discutidos. Achei muito interessante o relacionamento entre Frederik e o filho de Cati, e como ele consegue se inserir na vida do pequeno mas não tenta apaga e nem se colocar no lugar do pai.
ResponderExcluirNicolly_3DSB
Pílulas Azuis
Durante a história, vemos os diversos desafios que Odisseu enfrenta para retornar para casa após a Guerra de Troia, como o encontro com o ciclope Polifemo e o episódio das sereias. Observamos como a inteligência e a astúcia de Odisseu garantem sua volta, mesmo depois de 20 anos vagando pelo mar, enfrentando a ira de Poseidon e tentando garantir sua sobrevivência. Ao retornar, ele encontra seu palácio tomado por homens que pretendiam se aproveitar de sua ausência para forçar Penélope (esposa de Odisseu) a se casar. Então, com a ajuda de Atena, ele se disfarça e arma um plano, junto de seu filho Telêmaco, para retomar seu lugar como Rei de Ítaca.
ResponderExcluirCamila_3DSB
Odisseia em quadrinhos
João Valério almejava a grandeza e, para alcançá-la, decide escrever um romance sobre os índios caetés, mas acaba bloqueado e sem esperanças em relação ao livro. Então, começa a trabalhar como guarda-livros para Adrião e se apaixona por Luísa, esposa de Adrião, a quem dá um “beijo” no pescoço. João se considera intelectualmente superior e fica inconformado com sua posição simples na sociedade. Podemos interpretar que João sente inveja da vida de Adrião e, por se achar superior, acredita que deveria ocupar o lugar de seu chefe. Após a morte de Adrião, relacionada à traição de João Valério, Luísa é apagada da narrativa, o que evidencia ainda mais que João tinha inveja da posição social do patrão. No fim, ele acaba conformado com sua rotina e com o lugar que ocupa na sociedade que desprezava.
ResponderExcluirCamila_3DSB
Caetés
A visão das plantas conta a história de Celestino, um antigo capitão com um passado violento, ligado diretamente com o colonialismo, com o passar do tempo, Celestino abandona essa vida na maior idade, volta para sua velha casa e se dedica ao seu jardim de roseiras, cravos e outras plantas. Gostei do livro, o autor traz sensação de paz durante a leitura em meio a um caos passado.
ResponderExcluirFellipeC_3DSB
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMacunaíma (Quadrinhos)
ResponderExcluirO quadrinho conta a história adaptada escrita por Mário de Andrade, que fala sobre a jornada de um indígena chamado Macunaíma, o herói sem nenhum caráter que passa por diversas aventuras. Gostei bastante dos quadrinhos, mas principalmente da transição presente no decorrer das páginas e como Macunaíma é retratado no final.
FellipeC_3DSB
Pílulas Azuis conta a história de um escritor de quadrinhos chamado Frederik Peeters, que conhece uma moça chamada Cat, ao decorrer da história, o escritor descobre que Cat tem AIDS, e a partir deste relato, a vida de ambos mudam completamente, sem contar com o filho de Cat de outro casamento que também é portador da doença. É um bom quadrinho, porém, achei o segmento da história muito repetitivo.
ResponderExcluirFellipeC_3DSB
Comentário sincero, Fellipe. Também vejo como ponto forte a maneira direta com que o quadrinho mostra o impacto do HIV na rotina do casal e na relação com o filho, sem apelar para drama exagerado. Sobre a repetição, entendo o que você sentiu: a narrativa acompanha muito o cotidiano e as mesmas preocupações, o que pode parecer circular em alguns trechos. Ainda assim, essa escolha ajuda a mostrar que viver com a condição é um processo contínuo, feito de pequenos medos e cuidados que se repetem.
ExcluirRyan_3DSB
Pílulas Azuis
Na obra em quadrinhos, somos colocados em contato com um tema cercado de preconceitos: o HIV. Durante a leitura, entendemos a realidade de pessoas que convivem com essa infecção, suas preocupações e diversos sentimentos, como a culpa que Cati sente por ter transmitido o vírus ao filho. Acompanhamos a transformação dos personagens à medida que buscam mais informações sobre o assunto e o receio de que os pais de Fred reajam de forma negativa ao descobrir que Cati e o filho são soropositivos. A história nos convida a refletir e repensar nossos conceitos sobre o vírus, ressaltando a importância do conhecimento para viver melhor de forma leve, sensível e verdadeira, proporcionando uma experiência enriquecedora.
ResponderExcluirCamila_3DSB
Pílulas Azuis
Terminei a leitura desta adaptação de Grande Sertão: Veredas e ela consegue transformar a travessia de Riobaldo em uma narrativa visual intensa, sem perder o clima de dúvida, coragem e destino que marca o original. A arte usa cenários amplos e contrastes fortes para destacar o sertão como espaço de beleza e perigo, enquanto o roteiro prioriza os momentos-chave da vida de jagunço, o pacto questionado e a relação com Diadorim. O resultado é uma HQ envolvente, que facilita a entrada no universo de Guimarães Rosa sem diluir a complexidade emocional. No conjunto, entrega ação, poesia e inquietação metafísica com bom ritmo e clareza.
ResponderExcluirRyan_3DSB
Grande Sertão: Veredas HQ
Terminei a leitura de “Pílulas Azuis”, de Frederik Peeters, e a HQ me marcou pela sinceridade com que narra um relacionamento real atravessado pelo HIV, sem melodrama e com muito cuidado humano. O traço simples e expressivo acompanha o cotidiano de Fred, Cati e o filho dela, mostrando medos, dúvidas e aprendizados, mas também humor e afeto. A obra consegue equilibrar informação e sensibilidade, tornando acessíveis temas difíceis como tratamento, estigma e responsabilidade afetiva. No conjunto, é uma leitura envolvente e empática, que transforma uma história íntima em reflexão sobre amor, saúde e convivência.
ResponderExcluirRyan_3DSB
Pílulas Azuis
Sua síntese transmite muito bem o espírito sensível da obra, Ryan! Adorei principalmente como você destacou o equilíbrio entre informação e emoção que Pílulas Azuis carrega. Gosto de como o texto ressalta a naturalidade com que o autor aborda o HIV, sem transformar isso em drama, mas em algo humano e cotidiano. Sua análise é madura, empática e mostra um entendimento profundo do propósito maior da HQ: fazer o leitor enxergar o amor com mais honestidade, coragem e sensibilidade.
ExcluirYan_3DSB
pílulas azuis
Pílulas Azuis conta a história e rotina de um relacionamento recheado de afeto, confiança e compreensão. Frederik mistura os momentos cotidianos e sinceros com reflexões sobre o amor e a convivência diante de situações difíceis. Em cenas simples, com conversas e gestos, ele revela profundidade e pureza sentimental, sem apelar e mantendo os personagens reais. A obra mostra que amar é aprender a lidar com o medo, a empatia e a aceitação do outro. Pois isso é o amor, é escolher amar mesmo nos pontos imperfeitos, é a certeza que escolheu sua alma gêmea, e acordar todos os dias ansioso para vê-la.
ResponderExcluirPílulas Azuis
Yan_3DSB
São Bernardo narra a trajetória de Paulo Honório, um homem ambicioso que construiu sua riqueza com trabalho e dureza, mas que se perde na própria sede de poder. A obra retrata o contraste entre sucesso material e solidão emocional, mostrando a falta de sensibilidade que pode destruir aquilo que realmente importa. Em certos momentos, os pensamentos do personagem revelam arrependimento e reflexão sobre suas escolhas. A narrativa é direta e intensa; o livro expõe exatamente aquilo em que o ser humano se transforma quando se rende ao ego, afastando-o daquilo o que o torna verdadeiramente feliz.
ResponderExcluirSão bernardo
Yan_3DSB
Caetés apresenta o cotidiano de uma pequena cidade do interior nordestino e a monótona vida de João Valério, um homem dividido entre o tédio e seus desejos. A narrativa mostra as contradições do personagem e a constante luta entre aparência e realidade nas relações humanas, com escrita simples. Ao mesmo tempo, projeta um retrato social e o vazio de rotinas sem propósito. Percebe-se no protagonista um incômodo diante da mediocridade ao seu redor. Essa é a minha interpretação da obra numa primeira leitura, gostei bastante do livro, ainda mais pois me identifiquei com certas dúvidas e pensamentos de João.
ResponderExcluirCaetés
Yan_3DSB
Gostei muito de Pílulas Azuis porque é uma história real e sensível sobre o amor em meio às dificuldades. Frederik Peeters mostra, com delicadeza, como o afeto e a confiança superam o medo e o preconceito diante do HIV. Achei marcante o modo como ele mistura cenas simples com reflexões profundas sobre aceitação e companheirismo. O traço em preto e branco dá um tom íntimo e sincero à narrativa. É uma obra tocante, honesta e cheia de humanidade.
ResponderExcluirPílulas Azuis
Guilherme_3DSB
Comentário muito bonito, Guilherme. Concordo que a força da HQ está em mostrar o amor no dia a dia, com sinceridade, sem sensacionalismo, e como informação e confiança reduzem o medo em torno do HIV. O preto e branco combina com esse tom íntimo e deixa as reflexões ainda mais próximas. Também fiquei marcado por como o casal transforma dúvida em cuidado compartilhado; é uma leitura que emociona e ensina ao mesmo tempo.
ExcluirRyan_3DSB
Pílulas Azuis
Gostei da versão em quadrinhos de A Odisseia, de Homero, porque ela transforma a clássica epopeia grega em uma leitura mais leve e visualmente envolvente. A história acompanha Ulisses em sua longa viagem de volta a Ítaca após a Guerra de Troia, enfrentando monstros, deuses e tentações. Achei interessante como as ilustrações tornam as aventuras mais emocionantes e ajudam a entender melhor o enredo. A obra mantém o espírito heroico e moral da original, destacando coragem, inteligência e perseverança.
ResponderExcluirOdisseia
Guilherme_3DSB
A versão em quadrinhos de A Odisseia, de Homero, apresenta de forma simples e ilustrada a famosa história do herói grego Ulisses (ou Odisseu), rei de Ítaca, que enfrenta uma longa jornada de retorno para casa após a Guerra de Troia. Depois de ajudar os gregos a vencerem os troianos com o estratagema do Cavalo de Troia, Ulisses parte de volta, mas sua viagem é interrompida por diversos obstáculos impostos pelo deus Poseidon, que deseja vingança por Ulisses ter cegado seu filho, o ciclope Polifemo. Durante os dez anos de viagem, o herói passa por inúmeras aventuras, enfrentando criaturas e desafios como os Ciclopes, as Sereias, a feiticeira Circe e a ninfa Calipso, que o mantém preso em sua ilha por vários anos. Enquanto isso, em Ítaca, sua esposa Penélope resiste fielmente à pressão dos muitos pretendentes que acreditam que Ulisses está morto e desejam ocupar seu trono. Com inteligência e paciência, ela adia o casamento, mantendo viva a esperança de que o marido retornará. Com a ajuda da deusa Atena, Ulisses finalmente consegue voltar disfarçado de mendigo, testa a lealdade dos servos e, em um concurso de arco e flecha, revela sua identidade, matando os pretendentes e retomando seu lugar como rei.
ResponderExcluirOdisseia em quadrinhos
Diogo_3DSB
A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, é uma obra intensa e dolorosa que mostra a vida de Macabéa, uma jovem nordestina que vive em completa solidão e ignorância do próprio valor. Ela é uma personagem invisível, quase patética por sua ingenuidade e pela falta de compreensão do mundo ao seu redor. O narrador, Rodrigo S.M., torna a leitura ainda mais interessante ao refletir sobre o próprio ato de escrever, se questionando e expondo sua humanidade. Ao mesmo tempo em que demonstra certa pena de Macabéa, ele é seco e realista, quase cruel em sua sinceridade. O livro me deixou reflexiva sobre o valor das pessoas simples e sobre quantas vidas passam despercebidas todos os dias.
ResponderExcluirA Hora da Estrela.
Stephany 3EAB
A edição em quadrinhos de A Metamorfose, de Franz Kafka, apresenta uma história marcante e perturbadora, que mostra a transformação de Gregor Samsa em um inseto. O enredo prende a atenção desde o início, não apenas pela mudança física do personagem, mas também pelas reações da família e pela solidão que ele enfrenta. Mesmo em formato de HQ, o impacto da narrativa é profundo e simbólico. A obra faz refletir sobre como as pessoas lidam com o diferente, o isolamento e a falta de empatia. É uma leitura que causa desconforto, mas também desperta pensamentos importantes sobre a natureza humana e a rejeição social.
ResponderExcluirA Metamorfose.
Stephany 3EAB
Na história Por falar em aperto, Fernando Sabino descreve com seu humor característico uma situação cotidiana em que o narrador enfrenta o incômodo causado por suas novas alpercatas de couro cru. A partir de um fato simples, o autor transforma o desconforto físico em um episódio repleto de graça, ironia e humanidade, mostrando como pequenas contrariedades podem se tornar grandes histórias.
ResponderExcluirGustavo_3SDB
As melhores histórias de Fernando Sabino: Por falar em aperto
Os quadrinhos de “Macunaíma” inspirados na obra de Mário de Andrade, adaptam o clássico modernista para uma linguagem visual acessível e dinâmica. A Historia acompanha o “herói sem nenhum caráter” Macunaíma, desde seu nascimento até sua busca do amuleto perdido, vemos cenas cômicas com os familiares do herói e figuras do folclore brasileiro que dialogam com a cultura brasileira e a identidade cultural uma ótima obra para passar o tempo.
ResponderExcluirEduardo_3EAB
Macunaíma em quadrinhos
A história em quadrinhos Macunaíma, de Mário de Andrade, conta as aventuras de um herói sem nenhum caráter, que nasce no meio da floresta amazônica e vive várias experiências pelo Brasil. Mesmo sendo uma versão adaptada, o livro mantém o tom original da obra modernista, cheio de humor, crítica e elementos da cultura brasileira. Macunaíma é um personagem preguiçoso, esperto e cheio de contradições, que representa o próprio povo do Brasil, com suas qualidades e defeitos. Através das viagens dele, o autor mostra um país diverso, cheio de contrastes e misturas. A linguagem dos quadrinhos deixa a leitura mais leve e visual, facilitando a compreensão da história. A obra mostra que o Brasil é um lugar rico em cultura, mas também cheio de problemas e desigualdades.
ResponderExcluirJoãoPedro_3DSA
Em a Odisseia acompanhamos a trajetória de Odisseu, retornando para a sua casa a história foca na interação entre os humanos, deuses e criaturas mitológicas, Odisseu e sua familia enfrentam a distância, aguardando o reencontro, Penélope continua esperando no palácio e Telemáco, ao atingir certa idade sai a procura de seu pai. Uma história cheia de conflitos e emoções em alto mar.
ResponderExcluirNicole_3EAB
Odisseia: história em quadrinhos
Ler o livro "Dois amigos e um chato", composto por crônicas de diversos assuntos que vão da reflexão, à crítica, ao humor, ou até mesmo tudo junto e misturado, realmente foi uma experiência incrível. A linguagem utilizada pelo autor é super leve e na maioria das vezes, humorística e repleta de gírias, te fazendo flutuar pela escrita de um modo divertido, compreendendo a mensagem passada e dando altas risadas.
ResponderExcluirDois amigos e um chato
Ingrid 3EAA
As crônicas são cheias de humor, mas também trazem reflexões que fazem pensar sem deixar o clima pesado. O autor consegue misturar crítica e comédia de um jeito natural e envolvente.
ExcluirExatamente! E a maneira como ele mistura crítica social, humor e ironia faz com que cada crônica desperte algo diferente. O que mais me chamou atenção foi como a linguagem leve e cheia de expressões populares aproxima nós leitores, dando a sensação de estar conversando com um amigo.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAchei extremamente interessante acompanhar a trajetória de Paulo Honório, em que acompanhamos a verdadeira realidade e regionalismo nordestino, a partir de ponto de vista do opressor, já que o protagonista faz o que for preciso para conquisar sua ascensão social e, quando consegue mostra ao leitor que a ganância pode transformar e indivíduo de modo que ao decorrer da história ele passa a se retratar como monstro e estúpido, até viver sua solidão. Nós somos apresentados a uma narrativa de linguagem regionalista e que, de forma oral, nos aproxima mais desse contexto.
ResponderExcluirSão Bernardo
Maria Eduarda Costa de Sousa 3EAA
Simm, você descreveu bem a ambição destrói Paulo Honório e o regionalismo aproxima o leitor da realidade nordestina. Concordo que a história faz a gente refletir sobre até onde alguém pode ir por poder e o preço disso, como dito, é a solidão.
ExcluirNessa obra de estreia de Graciliano, conseguimos notar algumas características Realistas, principalmente pelas questões psicológicas e de conflitos internos apresentadas. Acompanhamos João Valério que passa por angústias pelo sentimento que ele desenvolve por Luísa, mulher casada. O fato de sermos colocados em contexto psicológico da trama, não me trouxe uma certeza sobre realmente estar compreendendo as reflexões do narrador, o que dificulta uma leitura fluida, mas não deixa de ser interessante.
ResponderExcluirCaetés
Maria Eduarda Costa de Sousa 3EAA
Sua síntese está muito bem construída e mostra boa compreensão da proposta de Caetés. Gostei de como você destacou o foco psicológico e os conflitos internos, que realmente são marcas fortes da escrita de Graciliano. Concordo que o livro pode causar certa dúvida durante a leitura para certas pessoas, justamente por mergulhar tanto nas reflexões do narrador, o que às vezes confunde, mas também enriquece a experiência por trazer experiências pessoais a tona. Gostei da síntese e ahcei interessante como você equilibrou análise e opinião pessoal, mostrando que leu com atenção e sensibilidade, mesmo que eu discorde sobre a parte de não conseguir compreender as reflexões do narrador, mas isso são só opiniões contrastantes.
ExcluirYan_3DSB
Caetés
A parte psicológica é forte, e às vezes a gente até se perde tentando entender o que se passa na cabeça dele. Apesar de ser uma leitura mais densa, dá pra sentir o talento de Graciliano nas entrelinhas. Ele faz a gente pensar sobre culpa, desejo e moral sem precisar dizer tudo claramente. É difícil, mas vale o esforço.
ExcluirA Metamorfose, de Franz Kafka, mostra a solidão e a rejeição humana.
ResponderExcluirGregor vira um inseto e perde o valor para a família.
Kafka critica a frieza e a falta de empatia da sociedade.
A história causa tristeza e reflexão.
Mostra como o trabalho domina as pessoas.
Gregor é vítima da indiferença.
O verdadeiro monstro é o ser humano.
A Metamorfose de Kafka
ResponderExcluirA metamorfose é uma obra de Kafka, sua história gira em torno de Gregor Samsa que acaba se transformando em uma espécie de inseto repentinamente.
O interessante nessa obra é o entrelaçamento da história com as críticas sociais por meio metamorfósico, trazendo a presença de dois tipos de metamorfose: a primeira metamorfose seria a física, ocorrendo com Gregor ao ter sua estrutura corpórea totalmente alterada. A segunda metamorfose é a de hábito/natureza, presente nos familiares de Gregor que antes aparentavam ser solidários com ele, porém que acabam mudando totalmente, ou seja "metamorfoseando" seu tratamento após Gregor perder sua utilidade.
Essas duas metamorfoses trazem críticas a identidade, a sociedade, a família e por fim a natureza humana.
Yuri_3EAA
A história realmente faz a gente refletir sobre o preconceito e o abandono de quem foge do considerado normal. É uma leitura que mexe com a gente e nos faz pensar muito.
ExcluirAlice no País das Maravilhas
ResponderExcluirAlice no país das maravilhas é uma história de Lewis Carroll e vai acompanhando a jornada de Alice dentro de um mundo fantasioso. Nessa obra tem, dentre muitas características, o auto entendimento e a sátira à sociedade da época.
A Alice na obra traz a representação da fase infantil, tendo a presença de seus questionamentos e a constante busca pelo desconhecido.
Yuri_3EAA
O mais legal é que, por trás da fantasia, o livro critica os costumes e regras da sociedade da época. É divertido, confuso e filosófico ao mesmo tempo — um clássico que nunca envelhece.
ExcluirGostei muito do livro e por representar a fase infantil, a linguagem que o autor utilizou é super simples, o que faz com que a leitura seja bem rápida apesar das várias situações fantasiosas em que Alice se mete.
ExcluirLucas nunes 3EAB macunaíma
ResponderExcluirA narrativa traz uma mistura de mitos indigenas, lendas populares e elementos do folclore brasileiro, fazendo com que tenhamos uma espécie de viagem pelo país e pela cultrura nacional. Essa trama tem um ponto central que é a busca de macunaíma por uma pedra mágica chamada muiraquitã, que simboliza tanto desejo pessoal quanto identidade cultural
Terminei a leitura do livro de contos “No seu pescoço” e a coletânea se destaca pela forma direta e sensível com que trata imigração, identidade e relações familiares entre Nigéria e Estados Unidos. As 12 histórias mostram personagens deslocados entre culturas, lidando com racismo, machismo, violência e saudade, sempre em narrativas curtas que prendem e fazem pensar. A linguagem é clara, sem enfeites, e alterna pontos de vista, inclusive a segunda pessoa do conto-título, para aproximar o leitor dos conflitos íntimos. No conjunto, é uma leitura envolvente e necessária, que equilibra emoção e crítica social com maturidade.
ResponderExcluirRyan_3DSB
No seu pescoço
A metamorfose de Kafka
ResponderExcluirA história conta sobre a vida de Gregor Samsa, que é um vendedor dedicado a sua família, e um dia ele acorda transformado em barata. A partir daí ele começa a enfrentar o nojo e o desprezo daqueles que mais amava. O livro vai mostrar o isolamento, a perda da identidade e a desumanização. Ao fim do livro Gregor é esquecido e morre sozinho.
A Odisseia, de Homero, é considerado um das maiores
ResponderExcluirpoemas épicas da Grécia Antiga. A obra narra a retorno
de Ulisses (Odisseu), à sua terra, Ítaca, após o fim da
Guerra de Tróia. Durante a viagem, ele enfrenta monstros, deuses
e desafios que fazem de tudo para impedi-lo de voltar; estes
obstáculos testam sua coragem e inteligência. Enquanto isso,
sua esposa Penélope e seu filho Telêmaco esperam por ele,
cercados por pretendentes que almejam tomar seu trono. A
história ressalta valores como astúcia, perseverança e lealdade.
Ellen_3EAB
Odisseia
Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, é uma coletânea de contos que retratam como a alegria pode vir de coisas pequenas e passageiras do cotidiano. No conto que dá nome ao livro, uma garotinha pobre sente uma grande felicidade ao finalmente conseguir um livro que desejava, ele reflete o quanto as coisas mais bobas e comuns podem se tornar uma fonte de prazer e satisfação, mesmo que momentânea. A obra apresenta o estilo introspectivo de Clarice, concentrado em temas como infância, solidão e autoconhecimento.
ResponderExcluirEllen_3EAB
Felicidade Clandestina
É interessante notar como os contos dessa coletânea dão uma visão ampla do estilo característico de Clarice Lispector, sempre focado mais no íntimo dos personagens do que na ação propriamente dito. Ela faz questão de destacar como coisas pequenas podem despertar sentimentos e memórias que apenas quem tem é capaz de entender, assim como ocorre conosco no dia a dia
ExcluirJoãoPaulo_3DSA
A história em quadrinhos A Odisseia, de Homero, adapta o famoso poema épico da Grécia Antiga que narra a longa viagem de Odisseu de volta para casa após a Guerra de Troia. Durante o caminho, ele enfrenta monstros, deuses e muitos perigos, mostrando coragem, inteligência e persistência. A versão em quadrinhos torna a leitura mais leve e visual, ajudando a entender melhor os acontecimentos e personagens. Odisseu é um herói humano, que erra, sofre e luta para reencontrar sua família. A obra fala sobre superação, lealdade e o valor da inteligência sobre a força. Mesmo sendo uma história antiga, ela continua atual, pois trata da luta para não desistir dos próprios objetivos. É uma aventura cheia de significado e lições de vida.
ResponderExcluirJoãoPedro_3DSA
A obra Macunaíma em quadrinhos, uma releitura em versão visual do livro original de Mário de Andrade, conta a história de um índio preguiçoso mas esperto, nascido na floresta amazônica, que parte em uma jornada até São Paulo para recuperar um amuleto perdido. Ao decorrer da obra, o protagonista, descrito como um "anti-heroi", não possui uma devida evolução, o que frustra um leitor que espera uma evolução de personagem, inclusive me frustrou durante minha leitura. O livro tem uma crítica social forte, mas que pode passar batido em alguns momentos. Mas apesar de tudo descrito no livro lançado a quase um século, acredito que ainda é possível enxergar a realidade brasileira em alguns trechos.
ResponderExcluirGuilhermeA_3DSA
Macunaíma em Quadrinhos
A Odisseia de Homero é uma das grandes obras épicas que narra o retorno de Odisseu a Ítaca pós Guerra de Tróia, mas a história vai muito além de uma simples aventura, eu acredito que ela seja um aprofundamento psicológico na mente humana incluindo suas falhas e questionamentos de caráter. O protagonista, diferente como Macunaíma, a última obra que eu li, é resiliente, complexo e astuto, que enfrenta monstros, deuses e até mesmo tentações que ele encontra em sua jornada. Durante minha leitura pude perceber algumas analogias e metáforas como o mar representando o desconhecido.
ResponderExcluirGuilhermeA_3DSA
Odisseia de Homero
A transformação de Gregor em inseto é tão absurda que acaba parecendo um espelho das nossas próprias rotinas cansativas. Ele dá tudo pela família e, quando não pode mais trabalhar, é tratado como se não valesse nada. É triste, mas também muito real.
ResponderExcluirA Odisseia em quadrinhos é uma releitura do antigo conto de Homero, que narra de forma resumida a volta de Odisseu, o rei de Ítaca, para casa após a guerra de Tróia e seus desafios para voltar para sua esposa e filho. Odisseu passou pelas ilhas dos ciclopes, Circe e Calipso, passou pelo submundo, sobreviveu à fúria dos deuses, ao canto das sereias, entre outros perigos. Por ser uma releitura resumida, muitos trechos ficaram confusos e desconexos, até apresentando a própria linguagem grega, onde o adaptador afirmou se tratar de expressões que não possuem uma tradução exata para o português.
ResponderExcluirAmanda_3DSA
A Odisseia de Homero
Após a guerra de Troia, Odisseu tenta voltar para sua casa em Ítaca, enfrentando deuses, monstros e inúmeros perigos durante uma longa viagem de dez anos. Sua esposa Penélope e seu filho Telêmaco esperam por ele, enquanto pretendentes tentam tomar seu lugar. Com astúcia, coragem e resistência, Odisseu supera os desafios, retorna disfarçado, derrota os invasores e finalmente retoma sua família e seu reino.
ResponderExcluirOtavio Augusto_ 3EAB
A Odisseia de Homero
Concordo, a história realmente faz a gente refletir sobre o preconceito e o abandono de quem foge do considerado normal pela sociedade. Apesar de conter elementos que fazem a história um pouco estranha e metafórica, é uma leitura que mexe com a gente e faz pensar muito, por se tratar de uma crítica.
ResponderExcluirA história realmente faz a gente pensar sobre o preconceito e o abandono de quem foge do que é considerado normal pela sociedade. É uma leitura que mexe com a gente e nos instiga a reflexão.
ResponderExcluirMorte e Vida Severina é um poema que, contrariando o padrão de poesia, conta a história de Severino, um homem que viaja do sertão nordestino até Recife, no litoral, fugindo da seca e da miséria. A obra retrata de forma realista o sofrimento dos sertanejos e a dura realidade lá enfrentada. Gostei muito de ver na obra menções a cidades que eu mesmo já visitei quando fui ao Nordeste, como Toritama, Caruaru, Olinda e Surubim, cidades próximas da terra natal de meus avós.
ResponderExcluirJoãoPaulo_3DSA
Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto