sexta-feira, 29 de agosto de 2025

(SETEMBRO) Obras extras – Ampliando seu conhecimento

 


Olá pessoal!

Neste blog estarão elencados posts dos livros dos vestibulares da Fuvest, Unicamp e outras obras que, apesar de, neste ano, não estarem na lista desses vestibulares, certamente poderão ampliar seu repertório subsidiando analises entre autores ou, ainda, fornecendo questionamentos e argumentos para o desenvolvimento das redações e respostas dissertativas.
Com o auxílio da ficha do projeto, após a leitura de qualquer um desses títulos, vocês poderão criar seus comentários, que serão previamente analisados com orientação da professora Valéria, interagir sobre as obras e percebê-las sobre outros prismas.

Como inserir seu comentário? 

Para os livros/obras obrigatórias da Fuvest e Unicamp você deverá inserir seu comentário nos posts correspondentes a cada uma das obras separadamente (menu lateral: Todos os posts→2025→Março) escolha a obra e realize seu comentário como segue:

Uma breve analise sobre o livro ou um comentário sobre uma análise já realizada da leitura, logo abaixo seu nome (mais a primeira letra do segundo nome, se houver algum colega com nome igual) _sua turma . 

Exemplo:
(sua análise ou comentário)
Eduardo_3DSB    ou     EduardoB_3DSB

Para os livros/obras extras você deverá inserir seu comentário nesse post direcionado a todas as obras extras (menu lateral: Todos os posts→2025→Agosto→ Obras extras – Ampliando seu conhecimento) realize seu comentário como segue:

Uma breve analise sobre o livro ou um comentário sobre uma análise já realizada da leitura, logo abaixo seu nome (mais a primeira letra do segundo nome, se houver algum colega com nome igual) _sua turma e abaixo, o nome do livro. 

Exemplo:
(sua análise ou comentário)
Eduardo_3DSB    ou     EduardoB_3DSB
Capitães de areia


Alguns títulos selecionados para as obras extras:

Manuel Bandeira
Estrela da vida inteira

João Guimarães Rosa
Grande sertão Veredas em quadrinhos

Franz Kafka
A metamorfose em quadrinhos

Frederik Peeters
Pílulas azuis

Graciliano Ramos
São Bernardo/Caetes (edição com os 2 títulos)
Vidas secas
Memórias do cárcere

Jorge Amado
Gabriela, cravo e canela
Terras do sem-fim
Capitães de areia
Seara Vermelha

Rachel de Queiroz
O quinze

Clarice Lispector
A hora da estrela
Laços de família
Aprendendo a viver
Felicidade clandestina

Mário de Andrade
Macunaíma em quadrinhos
Macunaíma em texto integral
O peru de Natal e outros contos  (edição em quadrinhos)
Pauliceia desvairada
Contos novos

Carlos Drummond de Andrade
Antologia poética 
Sentimento do mundo
Alguma poesia


João Cabral de Melo Neto
Morte e vida Severina 

Ariano Suassuna
Seleta em prosa e verso

Lygia Fagundes Telles
Antes do baile verde

Adélia Prado
A duração do dia

Mário Quintana
Melhores poemas - seleção de Fausto Cunha
80 anos de poesia 

Rubem Braga
200 crônicas escolhidas

José Lins do Rego
Menino de engenho
Fogo morto

Fernando Sabino
As melhores histórias, 50 textos escolhidos pelo autor


Qualquer dúvida só me procurar na biblioteca ou procurar a professora Valéria, uma ótima leitura a todos.


310 comentários:

  1. Fogo Morto é um romance escrito por José Lins do Rego, onde ao longo da história foi representado a decadência dos engenhos da cana de açúcar. O primeiro personagem construído é José Amaro, o seleiro duro e rancoroso. O segundo, é o coronel Lula, homem autoritário e muito afetado pelo medo ao longo da história. O terceiro, é o Capitão Vitoriano, homem que insiste em lutar contra um destino já definido. Cada um deles representa as diferentes formas humanas de reagir à emoções como perda, raiva, arrependimento e ilusão.
    Mauricio_3DSB
    Fogo Morto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Mauricio, ao longo da sua síntese você pontuou coisas que podem trazer angústia ao se pensar, mas que são interessantes de analisar, pois o coronel Lula é afetado pelo medo ao longo da história e que o Capitão Vitoriano é um homem que insiste em lutar contra um destino já definido, isso me leva a refletir, já que esses sentimentos podem estar relacionados a temas universais, onde esses personagens revelam as fragilidades das nossas certezas lembrando-me da finitude do homem, e de que todos estamos sujeitos ao tempo, à perda e à imposição do fim.

      Erick_3DSB

      Excluir
  2. A obra Seleta em Prosa e Verso é organizada por Ariano Suassuna, se trata de um conjunto de histórias que misturam a simplicidade, religiosidade e o jeito do povo nordestino, O livro tem linguagem simples e coloquial, sem formalidades, que ao longo da leitura me aproximou bem mais da história. Entretanto, foi uma leitura cansativa em diversos trechos, mas que ao mesmo tempo, é rica em cultura, recheada de reflexões sobre a vida cotidiana e também sobre a juventude, onde consegui entender que o verdadeiro valor das coisas está no que conseguimos aprender e levar adiante.
    Mauricio_3DSB
    Seleta em Prosa e Verso

    ResponderExcluir
  3. A metamorfose (Quadrinhos)

    De certa forma, eu achei a adaptação para os quadrinhos bem fiel ao livro (uma vez que eu li o livro original), porque seus traços lembram bastante o clima angustiante e estranho.
    Um ponto que eu realmente gostei foram os desenhos que escancarada a figura bizarra do Gregor, deixando mais explícito o horror da família. Todavia, acredito que ler a adaptação aos quadrinhos perde um pouco a "magia" de poder imaginar toda a situação no seu pensamento, eu achei o livro original mais impactando nesse quesito.
    Caio_3DSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Honestamente, é um ponto que devo concordar com o Willian. Algumas imagens são difíceis de compreender exatamente o que está presente. Porém, devo concordar que isso complementa a atmosfera explícita e pesada que o livro quer passar para o leitor.

      Giovanne_3DSB
      A Metamorfose em quadrinhos

      Excluir
    3. Eu achei interessante o comentário porque realmente a HQ consegue mostrar bem o clima estranho e angustiante da história, principalmente nos traços que destacam a figura bizarra de Gregor e o choque da família. Porém, diferente do que foi dito, eu não gostei tanto da adaptação em quadrinhos, porque achei difícil a compreensão só pelas imagens e senti falta de mais texto para acompanhar melhor. Apesar disso, a leitura me despertou uma curiosidade enorme sobre o livro original, já que acredito que nele a experiência deve ser muito mais completa e impactante.

      Aderlan_3dsb

      Excluir
    4. eu concordo em parte com seu comentário, mas discordo um pouco sobre seu ponto das imagens, eu as achei muito poluídas, não causam uma sensação de angústia tão forte e também não são expressivas. Além disso, a história não me cativou também, apesar de ter gostado, talvez se eu tivesse lido o livro original eu tivesse gostado mais.

      Willian_3DSA
      A Metamorfose em quadrinhos

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Devo concordar, os traços realmente trazem um clima de angústia, mas também achei elas muito confusas em certos momentos. Precisei voltar de vez em quando nos quadros para entender o que tinha acontecido. Além disso, como eu não li o livro original, acabei achando os quadrinhos um pouco fraco e curto, e sinto que não pude aproveitar muito da história.

      FelipeAu_3DSA
      A metamorfose em quadrinhos

      Excluir
    7. Eu concordo com o que o Caio falou no aspecto do livro ter a "magia" do próprio leito imaginar os personagens e espaços apresentados na obra, e além de concordar, gostaria de adicionar mais um ponto onde o quadrinho deixou a desejar para mim, que foi a pequena quantidade de balões mais narrativos, visto que por se tratar de um resumo ilustrado, eles poderiam usar mais balões narrativos ao invés de apenas balões de falar, para detalhar melhor a angústia e reação dos personagens sobre as situações mostradas na obra.

      Eduardo_3DSB

      Excluir
  4. Macunaíma em quadrinhos

    Achei um tanto quanto curioso a transformação da história caótica do livro em imagens. Seus desenhos cheios de cores transmitem bastante energia, projetando bem a mistura de lendas, culturas e realidades que define o herói. No meu caso, a representação ajuda bastante a entender as transformações de Macunaíma, tornando a história mais clara e acessível. Porém, os quadrinhos não conseguem reproduzir a linguagem criativa de Mário de Andrade, dado que os jogos de palavras, os diferentes sotaques e o humor único do livro original se perdem na adaptação.
    Caio_3DSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo Caio, acho que as imagens em quadrinhos ajudam nossa imaginação a compreender melhor a obra, ilustrando a jornada que leva o Macunaíma a sair da intocada floresta e ir para a movimentada São Paulo para recuperar seu artefato.

      Camila_3DSB

      Excluir
    2. Concordo com a sua síntese, porque realmente os quadrinhos não conseguem trazer toda a criatividade da linguagem do Mário de Andrade. Porém, no meu caso, eu até gostei bastante dos jogos de palavras que aparecem na HQ, ainda mais quando usam expressões de origem indígena. Achei que isso deixou a leitura mais autêntica e próxima da proposta original da obra. Mesmo que simplificados, esses trechos ajudaram a manter viva uma parte importante do estilo do livro.

      Aderlan_3DSB

      Excluir
    3. Concordo com meu amigo os quadrinhos deixam a história do Macunaíma mais fácil de entender, com desenhos bem coloridos e cheios de energia, mas acabam perdendo um pouco do jeito engraçado e criativo que o autor tem ao escrever. É legal pra galera que quer conhecer a história de um jeito mais leve, mas quem gosta das piadas e da forma de escrever do livro talvez ache que ficou faltando um pouco desse toque especial.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Eu concordo em certa parte com você caio mas discordo em outras, eu achei o livro com quase a mesma confusão que o original, mas vale a pena ser observado que durante a HQ de Macunaína quanto mais a história avança menos confusos os quadrinhos se tornaram como se ele tivesse perdendo a sua natureza mais "selvagem". Na minha visão o livro está mostrando a mudança do herói sobre o mundo em que ele vive sem perder os seus princípios egoístas e sua característica caótica.

      Andrey_3DSB

      Excluir
    7. Eu concordo que a transformação em quadrinhos trouxe essa ideia de cores e energia muito bem, porém, ao meu ver, a disposição dos balões de falas ficou meio "bagunçada" e confundem um pouco, mas eu gostei bastante da ideia de quadrinhos pois ela torna a leitura mais fácil e acessível também, além de ser um chamariz para a obra original.

      Thiago_3DSB
      Macunaíma

      Excluir
    8. Boa, Caio, também achei interessante como os quadrinhos conseguem dar mais clareza para certas partes da história. As cores e os desenhos realmente deixam a narrativa mais viva, mas concordo contigo que a adaptação perde um pouco da riqueza da linguagem original do Mário de Andrade. Acho que isso mostra como a obra em si é tão complexa que nenhuma versão consegue captar todos os detalhes.

      GuilhermeCavalcante_3DSB

      Excluir
  5. A Metamorfose em quadrinhos

    No livro, Franz Kafka conta a história de Gregório Samsa que, num dia qualquer, ele despertou do sono e viu que havia se tornado um inseto. No decorrer da história, percebe-se que a grande preocupação dele não era voltar ao normal, mas sim chegar a tempo de seu expediente. Neste livro, percebem-se alguns temas recorrentes e marcantes das obras de Kafka, como: o absurdo, já que, mesmo considerando sua situação, Samsa se preocupou com algo incoerente à sua condição; a alienação, visto a fixação que Samsa tinha com seu emprego; a reflexão existencial, que, para Gregório, foi angustiante não poder trabalhar e, eventualmente, considerar sua maldição; e a atmosfera de opressão, com os maus-tratos recorrentes que Samsa sofreu, especialmente da empregada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gio, eu acho que nos quadrinhos ganham em impacto visual, porém, perdem no quesito de liberdade de pensamento, que para mim, é o ponto central do livro. O verdadeiro desconforto da obra só é encontrado no livro!

      Caio_3DSB
      A metamorfose em quadrinhos

      Excluir
    2. Giovanne, a sua síntese sobre a obra de Kafka é muito boa e pega bem a essência da história. Minha impressão é que, apesar de as ilustrações tentarem passar o peso da história e causar desconforto, elas acabam sendo confusas demais. Isso atrapalha a gente de sentir de verdade o que o texto quer transmitir e de entender a história a fundo.

      Brayan_3DSB
      A metamorfose em quadrinhos

      Excluir
    3. Sua análise sobre A Metamorfose é muito boa. Você conseguiu pegar várias características que o próprio Kafka coloca em suas obras. No entanto, eu discordo em relação à atmosfera que o quadrinho transmite. Por ser uma adaptação em quadrinhos, com poucos diálogos e uma arte um pouco confusa, a atmosfera não se torna tão impactante, o que acaba enfraquecendo a proposta da obra.

      Willian_3DSA
      A metamorfose em quadrinhos

      Excluir
    4. Eu gostei da sua visão do livro, mas eu creio que ele não ficou angustiado necessariamente ou somente por não poder trabalhar mas porque não conseguia sustentar a sua família sem o emprego, podemos ver bem essa angústia dele com a família melhor com a sua irmã, que teve que ficar no seu lugar como o sustento da família.

      Eduardo_3DSB

      Excluir
  6. A historia de Macunaíma, repleta elementos da cultura indígena e ressaltando características modernistas, busca concretizar, de fato, o plano de apresentar o Brasil ao seu povo com elementos da natureza e a apresentação do herói não idealizado, buscando evidenciar suas "falhas de carater" e suas decisões mais questionáveis humanizando e aproximando o personagem do leitor. Durante a historia somos envolvidos no comportamento do personagem e suas emoções, a tristeza pela morte da mãe, a raiva do Venceslau, sua sede de vingança e sua intensa busca pelo muraquitã de suas amada.

    Camila_3DSB
    Macunaíma em quadrinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo sim Camila! Um ponto a levar em consideração também é o foco na ação que acaba deixando um pouco de lado algumas camadas de significado da sátira social presente no livro original. Acredito que a genialidade da obra está no texto completo...

      Caio_3DSB
      Macunaíma em quadrinhos

      Excluir
    2. Concordo com vc Camila! porque ele mostra bem como o Macunaíma é um herói cheio de falhas e contradições que aproximam ele do leitor. Mas acho que vai além: essas atitudes também representam o próprio Brasil, com sua mistura de culturas e contrastes. Mário de Andrade usou o personagem pra simbolizar o jeito brasileiro de ser, mostrando tanto as qualidades quanto os defeitos, e é isso que torna a obra tão importante pro Modernismo.

      Lucas Gabriel_3EAA
      Macunaíma em quadrinhos

      Excluir
    3. Macunaíma de fato representa o Brasil por meio da valorização da cultura indígena e da estética modernista. Além disso, a construção do herói sem idealização evidencia um retrato mais humano, com falhas e contradições, aproximando-o do leitor, até por conta de sua personalidade carismática. No mais, concordo com você, os acontecimentos com o personagem o faz ainda mais engajado com a obra, que por sua vez cumpre e atende o papel de revelar uma identidade nacional complexa, com elementos ricos culturalmente falando.
      Yan_3DSB

      Excluir
    4. Eu concordo com você Camila, mesmo a HQ sendo confusa em algumas ocasiões ela não perde sua profundidade é interessante apontar como a mudança de detalhe dos quadrinhos acontece depois que o nosso herói Macunaína vai para a cidade atrás de Venceslau.

      Andrey_3DSB

      Excluir
    5. Na minha visão, Camila, a obra vai além de apenas humanizar o herói mostrando suas falhas. Acho que Mário de Andrade exagera essas características justamente para fazer uma crítica mais profunda à identidade brasileira, evidenciando elementos como a malandragem, a imprevisibilidade e a falta de caráter. Para mim, Macunaíma não serve só para aproximar o leitor, mas funciona como um espelho crítico, refletindo de forma irônica e provocadora as contradições, os conflitos e as complexidades da cultura do Brasil.

      Nikolas_3DSB
      Macunaíma em quadrinhos

      Excluir
  7. Macunaíma é muito bom! Apesar de alguns termos de origem indígena dificultarem a compreensão, o texto se torna envolvente pela forma como apresenta a cultura e os mitos brasileiros. A forma como ele narra e vive as lendas de seu povo é interessante, pois diverge da maneira tradicional de pensar. O livro também choca, como no conto da Ci, por apresentar costumes da tribo dos personagens que causam choques culturais. Além disso, tem marcas do modernismo, como as orações sem pontuação, a valorização de tradições brasileiras, etc. Por fim, a busca incessante de Macunaíma pela muiraquitã e seu final inesperado sugerem que nem toda jornada leva à felicidade completa, trazendo uma reflexão sobre escolhas e destino.

    Brayan_3DSB
    Macunaíma (Livro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As falhas de carater de Macunaíma, como o egoísmo, a preguiça e a irresponsabilidade, são evidentes ao longo da obra. Como você mencionou, no episódio com Ci, suas atitudes imaturas causam consequências trágicas. Ao ser um "herói sem carater", ele representa não só um homem falho, mas também as contradições do individuo brasileiro apresentado por Mário de Andrade.

      Camila_3DSB

      Excluir
    2. Verdade, Camila. Desde o começo da história, é possível notar no personagem de Macunaíma críticas à própria sociedade brasileira, não só pelas falhas de caráter que você mencionou, mas também de certo modo pelo seu comportamento para com as mulheres, que apesar de provocar incômodo em muitos leitores, inclusive eu, honestamente, no fundo parece que a intenção de Mário é refletir a forma como as pessoas, pelo menos as da época dele, enxergavam as mulheres.

      JoãoPaulo_3DSA

      Excluir
    3. Concordo com você, o livro tem mesmo esse lado envolvente, principalmente na forma como traz a cultura e os mitos brasileiros. Acho legal como ele apresenta costumes diferentes e até estranhos pra gente, porque isso faz pensar sobre a diversidade do nosso próprio país. A busca pela muiraquitã também me marcou, porque mostra que nem sempre a jornada termina como a gente espera, trazendo uma reflexão sobre escolhas e destino.

      GuilhermeCavalcante_3DSB

      Excluir
    4. Também achei difícil de entender, assim como o Brayan falou. O livro mistura muita coisa das culturas brasileiras e tem palavras que a gente não vê todo dia, o que complica um pouco. Nos quadrinhos, às vezes parece que a história pula partes ou fica bagunçada, sem seguir uma ordem certinha, aí fica ainda mais complicado de acompanhar e entender tudo que está rolando.Mas mesmo assim a obra consegue te trazer uma história fascinante e muito reflexiva.

      Vitor_3DSB

      Excluir
  8. Peru de natal e outros contos em quadrinhos foi bem reflexivo e envolvente. A introdução desde já aproxima o leitor e junto das ilustrações torna a leitura leve. Um ponto que achei legal foi o próprio Mário ser o personagem das histórias, o que também dá uma sensação de proximidade. São histórias/poemas curtos, mas tratam de reflexões sobre a vida e o ser humano. Além disso, a linguagem é simples e acessível e, como o modernismo, valoriza a expressão direta e a fala comum. No geral, é uma leitura dinâmica e que recomendo, pois consegue prender, fazer e pensar e até revelar mais sobre o próprio Mário de Andrade.

    Brayan_3DSB
    Peru de Natal e outros contos (quadrinhos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a sua análise, Brayan. As ilustrações dialogam muito bem com o texto e ajudam a criar uma atmosfera próxima do leitor. Gostei também da forma como o Mário aparece nas histórias, reforçando a identidade da obra. A linguagem direta e acessível combina com o modernismo e torna tudo mais fluido. É um livro que desperta reflexão sem deixar de ser prazeroso de ler.

      JoãoV_3DSA

      Excluir
    2. Achei legal seu comentário, principalmente quando você fala da proximidade que o autor cria ao aparecer como personagem. Concordo também que a linguagem simples deixa a leitura leve e reflexiva.

      Danilo Sena Pereira_3DSB

      Excluir
  9. Na obra A metamorfose em quadrinhos de Frank Kafka a maior crítica é o capitalismo e como ele castiga o trabalhador, não só fisicamente, mas também mentalmente quando o personagem mesmo incapacitado de trabalhar ele só pensa no trabalho, e até como seus familiares lidou com a situação de Gregório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, eu discordo do seu ponto de que o capitalismo seja a maior crítica da obra e de como ele castiga o trabalhador. Apesar de ser possível perceber um pouco desse conceito na história, não vejo tantas indicações que levem a dizer que esse é o ponto principal. Na minha opinião, a análise do Gabriel está mais correta, uma alusão a alguém preso em uma condição de incapacidade.

      Willian_3DSA
      A metamorfose em quadrinhos

      Excluir
    2. Concordo parcialmente. Na minha visão, a pauta central da obra não está na crítica ao capitalismo, mas sim na dimensão psicológica do personagem. A transformação de Gregor pode ser vista como uma metáfora para seu isolamento, sua perda de identidade, a putrefação do ambiente em que morava, e a deterioração de suas relações familiares. Mais do que a exploração do trabalhador, a narrativa evidencia como o peso emocional e psicológico molda sua percepção de si mesmo e do mundo ao redor.

      Yan_3DSB
      A Metamorfose em quadrinhos

      Excluir
  10. É construído em "Alguma poesia" uma visão íntima dos anos 30 do Brasil, que surpreendentemente se assemelha muito aos tempos atuais. Ele consegue transmitir por meio de experiências bobas e banais reflexões que o leitor pode interpretar tanto literalmente quanto como metáforas que muitas vezes são influenciadas pelas vivências do próprio leitor. Vivências essas que podem ser boas ou ruins, mas de forma irônica, Drummond revela que não se deve chorar diante das contradições da vida.

    Alguma poesia
    Gabriel_3DSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Gabriel. Se analisarmos as poesias de Drummond também se torna perceptível, assim como é dito em sua poesia "explicação", como ele busca seu refúgio na poesia. Como sua escrita se tornou seu vício e através dela, ele apresenta sua angústia e suas vivências

      Excluir
    2. Eu concordo completamente com você Gabriel, acredito que essa habilidade e percepção do Drummond são pontos chave para o sucesso dele, uma vez quê, o leitor consegue se identificar muito com as poesias dele até os dias de hoje independente da idade.

      Eduardo_3DSB

      Excluir
  11. A ideia do livro pode parecer um pouco confusa (principalmente no quadrinho) por não dar a real razão da transformação monstruosa de Gregor, porém ela nos permite a livre interpretação da metáfora utilizada para se referir a alguém preso à condição de incapacidade. Tal estado pode ter se dado por conta de questões psicológicas ou por acidentes que o incapacitaram, mas, a causa realmente importa? O livro também transmite a metamorfose da família, já que cada um tem que se modificar diante da falta de comodidade que ele gerava com seu esforço árduo e ao fato de estarem sustentando um ser repugnante que não tem mais utilidade para eles, muitas vezes passando a ideia de que a vida deles seria bem melhor sem ele.

    A Metamorfose (quadrinhos)
    Gabriel_3DSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei sua análise muito interessante. Quando li a obra, não tinha percebido um possível paralelo entre a transformação de Gregor em inseto e a condição de incapacidade que uma pessoa pode enfrentar. Porém, ao ler sua análise, passei a perceber essa metáfora no livro. Além disso, é possível perceber, nos vários diálogos, que os personagens não demonstram preocupação com Gregor depois de um certo tempo.

      Willian_3DSA
      A metamorfose em quadrinhos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Sua análise é muito boa ao destacar que a metamorfose não é apenas de Gregor, mas de toda a família. A análise sobre a ambiguidade da causa e a transformação dele em um fardo inútil é o ponto central da obra. Você capturou a cruel dinâmica familiar e a crítica social que Kafka propõe.

      Fernando_3DSA
      A mertamorfose em quadrinhos

      Excluir
    4. Discordo, em partes, de seu ponto de vista, Gabriel. Considero que a análise do motivo para a ocorrência de uma "metamorfose" é indiscutivelmente necessário, afinal, a sociedade é moldada pelos indivíduos que vieram antes e os atuais. Dessa forma, se a postura das pessoas for baseada no suicídio filosófico - referência a Albert Camus -, as gerações posteriores sofrerão de um grande e imensurável apagão emocional e reflexivo. O fim inquestionável deste cenário é a "metamorfose", uma possível inautenticidade.

      Miguel_3DSB

      Excluir
    5. Reflexão interessante. Na minha opinião a transformação de Gregor funciona mais como revelação do que como causa dos conflitos familiares. A família já mantinha uma relação ambígua com ele, e a metamorfose apenas materializa esse distanciamento já existente. A metáfora realmente expõe as fragilidades das relações familiares.

      METAMORFOSE
      SAMUEL_3DSB

      Excluir
    6. Achei muito boa a sua observação sobre a metáfora da incapacidade. Realmente faz sentido pensar que a obra mostra como a sociedade e até a família podem tratar alguém que deixa de ser 'útil' como um fardo.

      Danilo Sena Pereira_3DSB

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Apesar de não ter gostado tanto da obra, sua análise me trouxe um novo ponto de vista quanto à história. É quase que deprimente notar que no momento mais frágil de Gregor ele se torna uma "pedra no sapato" para os familiares, ainda mais quando fazemos uma alusão à pessoas em estado de incapacidade (como dito na sua análise), que acabam dependendo dos outros para tudo, e muitas vezes encontram-se abandonadas por aqueles que deveriam acolhê-las. No enredo isso é perceptível principalmente na reação da família de Gregor por "se livrar" logo dele, ao ponto de parecerem felizes com sua morte.

      Sabrina_3DSB
      A Metamorfose em Quadrinhos

      Excluir
  12. Uma das obras mais conhecidas de Mário de Andrade, Macunaíma proporciona uma ampla visão do propósito do autor e da primeira geração modernista no geral. A obra retrata de forma realista a cultura brasileira e seus traços indígenas, além de representar as paisagens naturais e animais típicos (como a capivara) e recorrer ao folclore nacional, evidente principalmente pela presença do Curupira. Todos esses elementos são somados a uma abordagem social, retratando o contraste entre a tribo de Macunaíma e a grande cidade de São Paulo, finalizando com uma inserção genial do próprio autor no epílogo, como o homem que ouviu do papagaio toda a história.

    Macunaíma (quadrinhos)
    JoãoPaulo_3DSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o JoãoPaulo. Ele explicou direitinho como “Macunaíma” nos mostra várias coisas do Brasil, mistura a cultura do povo, os bichos, lendas e até a cidade grande. É massa ver como tudo isso aparece nos quadrinhos, deixa a história mais rica e divertida de ler. O final com o autor contando tudo também é muito criativo e ajuda a gente a se sentir mais perto do que aconteceu, como se tivesse ouvindo um causo mesmo. Tudo que ele falou faz sentido, achei o comentário bem completo.

      Vitor_3DSB

      Excluir
    2. Concordo muito com esse comentário. Acho incrível como Mário de Andrade conseguiu unir elementos da cultura popular, da natureza e do folclore a uma crítica social tão marcante. A obra é um retrato vivo da identidade brasileira e descreve bem nossa cultura e nossas raízes.

      Raina_3DSB

      Excluir
  13. A metamorfose em quadrinhos

    Em A Metamorfose, Kafka descreve como um ser se torna completamente desprezado ao perder sua utilidade; isso é representado por sua transformação em um inseto. A leitura se torna angustiante, pela maneira como Gregor Samsa (personagem principal) descreve seus sentimentos ao longo da história, e como, no início, sua irmã tentava compreendê-lo, porém até mesmo ela, no final, perde sua fé nele e acaba contribuindo para sua morte. (Cena em que ela está tocando o violino e ele gostaria apenas de admirar seu talento, porém os inquilinos o veem e o pai dele se revolta querendo matá-lo.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Bianca. Como eu citei na minha síntese, as obras do Kafka possuem essa característica angustiante e reflexiva. Tal propriedade me chamou a atenção nesse livro, porque a atmosfera angustiante e opressora permanece praticamente do início ao fim do livro, coisa que geralmente não acontece (porque acontece um final feliz ou pelo menos "não-triste").

      Giovanne_3DSB
      A Metamorfose em quadrinhos

      Excluir
    2. Sua análise é muito interessante, Bianca. Principalmente sobre a mudança de visão da irmã de Gregor. Por mais que ele tenha se transformado em um "monstro", é perceptível que mantém seus sentimentos em relação a sua família. Já a irmã, por mais humana que seja em aparência, acaba se rendendo à ideia monstruosa de desejar a morte do próprio irmão.

      A Metamorfose (quadrinhos)
      Gabriel_3DSB

      Excluir
    3. Complementando: A obra de Kafka também propõe - do meu ponto de vista - a seguinte máxima: "O ser humano é refém de sua própria persona." Veja, a crítica da família como um sistema sanguessuga é extremamente notável, mas é indispensável a reflexão sobre a postura inautêntica de Gregor durante sua vida. Em consequência, seus amados parentes se decepcionaram com a metamorfose do jovem, uma decepção perante a imagem que ele criou de si. Por fim, o pobre Gregor também se decepcionou e se chateou com as atitudes da família, mas permaneceu amando-os e alcançou - por pecar contra si mesmo - a sua redenção.

      Miguel_3DSB

      Excluir
    4. O comentário da Bianca mostra bem como ela sentiu o peso da história em “A Metamorfose” de Kafka. Ela trouxe um olhar muito humano, mostrando como o personagem se sente cada vez mais sozinho e rejeitado pela própria família, principalmente no final, quando nem a irmã o entende mais. Achei interessante ela destacar o violino, porque mesmo nas situações ruins, Gregor ainda tem momentos de esperança. Dá pra perceber que Bianca se conectou com o lado triste e tenso do livro, mostrando o quanto a leitura causa emoção e reflexão em quem lê.

      Vitor_3DSB

      Excluir
  14. "Alguma Poesia" é o primeiro livro do poeta Drummond de Andrade, contendo 49 poemas que refletem um Drummond ainda idealista focado no "eu" poético. Entre todas as poesias que compõem o seu livro Alguma Poesia, a que mais me marcou foi a poesia que aconteceu, na qual Drummond mostra como a poesia pode nascer do comum ou do inesperado, revelando uma relação entre o consciente e o inconsciente, e trazendo a ideia de como a poesia transforma o banal em arte.

    Alguma Poesia
    Bianca_3DSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima análise, Bianca. O poema que você destacou também reflete essa característica de Drummond de fazer poesias sobre aspectos do cotidiano, mostrando que até das coisas aparentemente corriqueiras é possível tirar poesias e obras de arte, que de certa forma também é uma das ideias do Modernismo em geral.

      JoãoPaulo_3DSA

      Excluir
    2. Muito bom, bianca! Achei sua análise muito pertinente, realmente o livro como um todo mostra um Drummond ainda voltado ao “eu” e à descoberta do poético no cotidiano. Concordo especialmente com sua leitura de “A poesia que aconteceu”, já que ela traduz bem a força de Drummond em revelar a arte a partir do simples, unindo assim, como você disse, o consciente e o inconsciente. Essa capacidade de transformar o banal em poesia é uma das características mais significativas da obra.

      Alguma poesia
      Yan_3DSB

      Excluir
    3. Achei seu comentário muito interessante, porque você conseguiu destacar bem como ele, em seu primeiro livro, possui a capacidade de transformar o simples em arte. Gostei especialmente do ponto em que você comenta sobre a relação entre o consciente e o inconsciente, pois isso realmente mostra a maneira como ele deixa as suas ideias e pensamentos fluírem a partir do inesperado.

      Alguma poesia
      Gabriel_3DSB

      Excluir
  15. Morte e Vida Severina retrata a vida de um retirante nordestino que deixa sua terra natal em busca de melhores condições de vida.Durante a trajetória, Severino, o retirante, encara a morte de perto, percebendo que ela a ninguém poupa e que a única maneira de vencê-la é justamente através da persistência da vida. Isso ficou claro no trecho " se quer mesmo que lhe diga é difícil defender, só com palavras, a vida, ainda mais quando ela é está que vê, Severina. Mas se responder não pude à pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu com sua presença viva"

    Morte e Vida Severina
    Bianca_3DSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, pelo que já vi em análises sobre Morte e Vida Severina, achei muito interessante a forma como retrata a luta e a resistência do povo nordestino. Pelo que você comentou, achei ainda mais instigante, principalmente essa reflexão sobre a vida e a morte, e isso despertou bastante minha vontade de ler a obra completa para entender melhor toda a profundidade dessa história.

      Morte e Vida Severina
      Nikolas_3DSB

      Excluir
  16. Não gostei muito da hq de "a metamorfose" porque achei bem difícil de compreender só pelas imagens, como tinha pouco texto, fiquei perdido em algumas partes da história e senti que faltava explicações. Diferente de outras adaptações, essa não ajudou tanto a entender o que estava acontecendo com o Grego Samsa, mas mesmo assim, a HQ me despertou uma curiosidade enorme de ler o livro original. Quero ver se a história é realmente daquele jeito e tentar captar mais detalhes e sentir o peso da transformação do Gregor.

    A metamorfose em HQ
    Aderlan _3DSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o seu ponto, Aderlan, mas acredito que a falta de texto foi proposital para valorizar as imagens e transmitir melhor as emoções do Gregor. Mesmo sem muitas explicações, a HQ consegue mostrar sua confusão e sofrimento de forma simbólica. Esse estilo mais aberto deixa espaço para interpretações e torna a leitura mais reflexiva.

      JoãoV_3DSA

      Excluir
  17. Eu curti muito ler a HQ de macunaíma, porque ela deixou a história bem mais fácil de ler e compreender. A forma em que os quadrinhos contam a vida dele deixa tudo mais divertido e menos cansativo. Achei legal ver como aparece mistura da cultura brasileira, com coisas da floresta, do povo indígena e até de São Paulo. Tive um pouco de dificuldade em algumas palavras indígenas, mas nada que atrapalhasse a minha leitura. Gostei de como o personagem Macunaíma é cheios de defeitos, mas ao mesmo tempo representa o povo brasileiro.

    Macunaíma em quadrinhos
    Aderlan_3DSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o texto envolve até que bastante palavras indígenas e, de vez em quando, eu precisei parar um pouco para ver se eu entendi mesmo, mas no geral não foi difícil. Eu também preciso dizer que a mistura cultural que se encontra nele é impressionante e me fez querer pesquisar mais a fundo em alguns aspectos da nossa cultura.

      FelipeAu_3DSA
      Macunaíma em quadrinhos

      Excluir
    2. Bem legal o que você falou sobre a mistura de culturas na história, realmente isso deixa a leitura mais rica. Também concordo que os quadrinhos tornam a obra mais leve e divertida de acompanhar.

      Danilo Sena Pereira_3DSB

      Excluir
  18. A hora da estrela foi primeiro livro que li da Clarice e o primeiro após muito tempo, fiquei simplesmente fascinada pelo modo em que ela leva o decorrer da história e a escolha de palavras utilizadas. O único ponto que dificultou minha leitura, foi a característica mais marcante dela, as epifanias dos personagens, já que me deixou um pouco confusa/perdida na história, principalmente pelo fato de eu não possuir o hábito de ler frequentemente.

    A hora da estrela
    Ingrid_3EAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei fascinante a forma como a Clarice conduz a história, parece que ela brinca com as palavras de um jeito único. Esse negócio das epifanias realmente pode deixar a gente meio perdido no começo, mas faz parte do charme dela. Aos poucos, a leitura vai ficando mais natural e a gente até começa a gostar dessas “viagens”. É como se cada detalhe tivesse um sentido escondido.

      Excluir
  19. A coletânea de contos de Lydia traz histórias que trabalham muito os sentimentos e pensamentos, de certa forma instintivos, dos humanos, de uma forma muito interessante. Como leitores, somos colocados para analisar uma situação, muito bem detalhada pelo narrador, a partir de um ponto de vista emocional vivido pelo(a) protagonista. A autora utiliza como recurso o diálogo direto entre personagens, o que facilita a compreensão e nos revela tudo aquilo que precisamos para construir nossa concepção. O fato de termos finais em aberto torna mais intrigante o questionamento sobre realmente ter seguido ou não o caminho para o qual Lydia pretendia levar o nosso entendimento.

    Antes do Baile Verde - Lydia Fagundes Telles
    Maria Eduarda Costa de Sousa_3ºEAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, ela consegue mexer com os sentimentos de um jeito muito intenso e ao mesmo tempo natural. Acho incrível como os diálogos deixam tudo mais próximo da gente, quase como se estivéssemos ouvindo a conversa de verdade. Esses finais em abertos são muito legais também, nos deixa pensando por um tempo, como se a história continuasse dentro da nossa cabeça. E no final, cada leitor acaba criando sua própria versão.

      Excluir
    2. Concordo com vocês o diálogo direto entre os personagens ajudou muito na minha compreensão também, me deixando totalmente imersiva na história. Além disso, a questão da interpretação pessoal dos finais abertos, também foi um ponto muito positivo para o livro, pois a gente pode viajar à vontade.

      Excluir
  20. O livro conta a história de Gregório, um homem que, misteriosamente, se transformou num inseto ao acordar em uma certa manhã. Mas não foi apenas seu corpo que mudou, sua vida e a relação com sua família também passou por diversas alterações, já que, uma vez que “perderam” o seu ganha pão, tiverem de procurar novos meios para se sustentarem, chegando até a alugar quartos da casa. Sem contar do desconforto que sua família sentia de Gregório, que os faziam se afastar ainda mais dele. Após um tempo, Gregório vai ficando fraco até um dia dar seu último suspiro. Por fim, depois de meses, sua família decide sair para passear ao ar livre após a morte de Gregório.

    FelipeAu_3DSA
    A metamorfose em quadrinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei, ressalta não só a fragilidade dos laços de Gregório, mas também serve de alerta para o comportamento humano, em que muitos estabelecem vínculos apenas pela utilidade de alguém ou algo, sendo indiferentes e insensíveis diante de suas necessidades. Uma reflexão semelhante está em "A vida não é útil", de Ailton Krenak, caso tenha interesse.

      Pierre_3DSA
      A metamorfose em quadrinhos

      Excluir
  21. O quadrinho, assim como o livro, é estruturado como uma rapsódia, contando as aventuras de Macunaíma, dividindo elas em 14 partes: da I à IV relata a sua infância até a maturidade, quando ainda vivia na floresta e, já de maior, conheceu Cí, a qual se apaixonara e teve um filho junto, mas que morreram devido a veneno de cobra; da V à XII relata do tempo que passou na cidade em busca de muiraquitã, que tinha perdido durante uma luta, logo ele descobre que um homem, chamado Venceslau, estava com ele e, no final, Venceslau morre num caldeirão; Por último, do XII à XIV, os irmãos de Macunaíma morrem, ele perde interesse na vida e vira uma constelação.

    FelipeAu_3DSA
    Macunaíma em quadrinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa divisão por partes mostra bem o contraste entre a vida na floresta e o período na cidade, revelando diferentes facetas do personagem. Além disso, o desfecho em que ele se transforma em constelação reforça o caráter mítico e simbólico da obra, unindo elementos da cultura popular com a literatura modernista.

      JoãoV_3DSA

      Excluir
    2. O quadrinho me deixou bem curioso, reforçando a ideia de pertencimento ao coletivo natural que encontrei em "A vida não é útil". O final de Macunaíma intensifica essa sensação. Fiquei com vontade de descobrir como tudo isso se desenrola na história e o que mais ela pode me mostrar dessa cultura.

      Pierre_3DSA
      Macunaíma em quadrinhos

      Excluir
  22. Como uma espécie de continuação da Ilíada, outro poema de Homero, Odisseia apresenta em versos a jornada de retorno de Odisseus após a guerra de Troia, fazendo o leitor viajar pelas aventuras do guerreiro em vários cantos da Grécia Antiga até seu retorno para casa, enfrentando inimigos, criaturas colossais e até deuses para conseguir regressar ao seu lar, de volta para sua esposa, Agamênon. A versão em quadrinhos traz ainda mais vida à história com os desenhos e facilita muito a compreensão de forma fiel e extremamente cativante.

    Odisseia (quadrinhos)
    JoãoPaulo_3DSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. João, concordo totalmente com você, achei a Odisseia fascinante, e a versão em quadrinhos realmente torna a história muito mais viva e envolvente. Nas aulas de história do professor Danilo lá no meu 1º ano, ele falou bastante sobre essa obra, contextualizando a importância dela na cultura grega e como ela reflete aspectos da sociedade e dos valores da época. Foi incrível ver isso ganhar vida na leitura, e realmente valeu a pena mergulhar nessa obra.

      Odisseia (quadrinhos)
      Nikolas_3DSB

      Excluir
  23. Ler Macunaíma em quadrinhos foi mais dinâmico e acessível, as imagens facilitaram a compreensão das palavras que eu não entendia. A cena de Macunaíma perdido em São Paulo, conforme o tempo passava e ele comparava tudo com máquinas e animais a história foi se tornando mais engraçada, assim como as insinuações sexuais usando o termo "brincadeira". Portanto, gostei muito de Macunaíma ser um herói diferente, fazendo o que queria, do jeito que queria, sem pudor.

    Macunaíma (quadrinhos)
    Maria Eduarda Silva_ 3EAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal sua percepção sobre o livro, em minha opinião a utilização de termos indígenas dificultou muito a compreensão do livro, mesmo que as imagens estivessem lá. Apesar disso, também gostei muito do livro.

      Excluir
  24. No livro O Peru de Natal e outros contos, mergulhamos em diferentes histórias de Mário de Andrade, que mostram como o cotidiano pode carregar lembranças, dores e ironias. Em “O Peru de Natal”, o simples prato de ceia se transforma em símbolo de memórias familiares e até de conflitos escondidos. Já em “Vestida de Preto”, o luto aparece de forma delicada, lembrando que até o amor pode ser atravessado pela morte. Outros contos, trazem a vida do povo simples, suas surpresas, dificuldades e esperanças. A leitura me fez perceber que o dia a dia, por mais simples, carrega histórias que merecem ser contadas.

    JoãoV_3DSA
    O Peru de Natal e outros contos (quadrinhos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo João, mas também podemos observar como o cotidiano também pode ser caótico, na história em que um irmão arranca o dedo do outro e o mesmo devolve com a morte, podemos ver que brigas entre família, que em tese é algo cotidiano, pode acabar escalonando de tal maneira, gerando óbitos familiares. E no peru de natal, também pude ver como faz falta um pai em uma família, o que gera todo o enredo principal desta história.

      Wictor_3DSA

      Excluir
    2. Nesse quadrinho, um conto muito bacana, que, como você disse, carrega ironia, trabalha bem o cotidiano e me trouxe reflexão, e que você acabou não citando, foi o "Mas será o Benedito?". O conto retrata o encontro e a amizade entre um escritor da cidade e Benedito, um menino do campo que, paralisado pelo medo da tuberculose e para não ir à cidade, morre ironicamente no campo por um coice de burro. Isso me fez pensar em como, às vezes, o medo do novo, da morte, ou até mesmo a opinião de outras pessoas nos limita, sem saber que, mesmo no nosso conforto, ainda estamos suscetíveis a coisas ruins e apenas nos "enjaulamos". Benedito, na minha concepção, se torna uma metáfora de como o medo nos impede de viver plenamente.

      O Peru de Natal e outros contos (quadrinhos)
      Brayan_3DSB

      Excluir
    3. Achei sua síntese muito interessante e concordo com o que você trouxe sobre a força do cotidiano na obra. Também achei pertinentes as observações do Wictor, quando destacou como até situações comuns podem ganhar intensidade e até violência dentro das histórias, e do Brayan que mencionou a ironia presente em Mas será o Benedito?, mostrando como o medo pode limitar nossas escolhas. Essa soma de perspectivas deixa claro como Mário de Andrade consegue retratar a vida em toda a sua complexidade, entre lembranças, dores, ironias e até mesmo críticas sutis.

      O peru de natal e outros contos (quadrinhos)
      Yan_3DSB

      Excluir
  25. Em Macunaíma em Quadrinhos, mergulhamos na obra de Mário de Andrade, recontada de uma forma visual e impactante. O que mais chama atenção é como a HQ consegue misturar mitos indígenas, elementos da cultura popular e reflexões sobre o Brasil de forma dinâmica e acessível. A jornada de Macunaíma, desde a selva até a cidade, revela contrastes fortes: o choque entre o mundo tradicional e o urbano, a inocência e a malandragem, o riso e a tragédia. A arte intensa e expressiva dá ainda mais força às cenas, deixando tudo mais vivo. Essa leitura me fez perceber como a figura de Macunaíma continua atual, refletindo um país cheio de contradições, mas também de criatividade e resistência.

    JoãoV_3DSA
    Macunaíma (quadrinhos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima análise João Vitor, muito importante destacar os folclores braliseiros apresentados, a mistura na obra e a forma com que as informações foram condensadas trouxe uma experiência única de leitura, apesar de possuir um vocabulário mais rebuscado e trazer palavras indígenas, é muito interessante a ideia de conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena e todos os seus costumes e tradições, isso fica muito escancarado ao longo do enredo principal da obra.

      Wictor_3DSA

      Excluir
  26. O livro começa apresentando Gregório, o protagonista, já em processo de metamorfose em um inseto. Mesmo nessa situação, sua única preocupação é não se atrasar para o trabalho. A narrativa se concentra nos pensamentos de Gregório e em como sua família lida com sua transformação. No início, eles demonstram certa preocupação, mas logo passam a tratá-lo como algo desagradável chegando até a expressar alívio com sua morte. Considero irônico o contraste quando Gregório era o provedor da família recebia respeito, mas, ao perder essa condição, passou a ser desprezado.

    Willian_3DSA
    A metamorfose em quadrinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim esse é um dos pontos mais interessantes a ser analisado no livro, como o ser humano acaba perdendo o seu valor quando acaba a sua utilidade material.

      Josiane_3EAA

      Excluir
  27. O livro em quadrinhos Pílulas Azuis conta um pouco sobre a vida de Frederick Peeters convivendo com o HIV. A história mostra a trajetória de Fred ao conhecer sua companheira Cati e seu filho, que são soropositivos, logo o livro acompanha a convivência dos três com a doença, mostrando sempre como se sentem e principalmente os diálogos internos de Fred. Achei muito interessante, pois além de mostrar o peso e a culpa que as pessoas que tem aids sentem ao se relacionar com alguém, o livro também mostra o papel essencial que seus companheiros e familiares tem ao longo de seu tratamento.

    Fernanda_3EAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse quadrinho realmente traz uma visão muito humana e sensível sobre o HIV, sem ser pesado demais. O legal é como ele mostra o lado emocional do Fred, com todas as dúvidas e medos, mas também o apoio e o amor que ele encontra na Cati e no filho dela. Isso deixa a história super real e próxima da gente.

      Excluir
    2. Em relação aos diálogos internos, eu acredito que o mamute seja um ótimo personagem. Na minha concepção, ele simboliza o peso invisível do HIV, ao mesmo tempo que aparece como uma voz reflexiva. O mamute é quase como um conselheiro interno que questiona e ajuda Frederick, e nos ajuda a entender mais sobre o que o próprio personagem pensa. O personagem é uma ótima mistura de metáfora, filosofia e humor.

      BRAYAN_3DSB
      Pílulas Azuis em quadrinhos

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. O livro "A metamorfose" é muito interessante pois traz em sua narrativa a a transformação de Gregor Samsa de uma maneira fantástica. O que me chama a atenção é como metaforicamente o ser humano se torna alienado com as relações familiares, de trabalho e na sociedade como um todo.
    O impacto é ainda maior por ser uma história em quadrinhos e a linguagem visual contribuir para que a mensagem chegue ao leitor de maneira clara. No geral a leitura é bem tranquila por não se tratar de uma obra extensa.

    Josiane_3EAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse jeito de mostrar a transformação do Gregor realmente faz a gente pensar sobre como as pessoas podem se sentir presas ou afastadas na vida em família e no trabalho. E realmente, a versão em quadrinhos dá outra cara para a história e ajuda a entender melhor a mensagem. E alem disso, o fato de não ser uma leitura longa deixa mais leve e acessível.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Belo comentário a respeito da HQ, também gostei muito da história e penso o mesmo, que facilita muito a nossa vida as imagens dos quadrinhos.
      A crítica que o livro faz, relata muito a vida de muitos e ela é retratada de um modo simples e metafórico.

      Excluir
  30. METAMORFOSE EM QUADRINHOS

    "A Metamorfose" em quadrinhos, adaptada da obra-prima de Franz Kafka, narra a história de Gregor Samsa, um caixeiro viajante que se transforma em um inseto monstruoso ao acordar uma manhã. A adaptação para os quadrinhos foi feita por Peter Kuper, que utilizou uma abordagem expressionista e underground para capturar o clima absurdo e surreal da obra original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Friscio. Ao utilizar essa "abordagem expressionista e underground", Peter Kuper tenta expressar, em imagens e poucas palavras, a angústia e o desprezo presenciados por Gregor Samsa após sua transformação, de modo que todos compreendam os sentimentos de incompreensão e rejeição que marcam a trajetória de Gregor. Recomendo que você leia o livro completo para que compreenda melhor os detalhes.

      Excluir
  31. Este livro fala sobre a seca no ano de 1915 no Ceará e mostra o sofrimento do povo, a fome e a migração em busca de sobrevivência. A história mistura a tragédia social com dramas pessoais, como o amor entre Conceição e Vicente. Achei a leitura dessa obra de mais fácil interpretação, por se aproximar da linguagem cotidiana e por já termos tratado desse livro em sala. Minha impressão é que o livro faz pensar na desigualdade e na resistência do povo nordestino. A crítica é que em alguns momentos a narrativa pode parecer lenta, mas continua sendo um clássico importante da literatura brasileira.

    O Quinze
    Isabelli_3EAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito do fato do livro retratar um cenário que aconteceu no nosso país, e concordo com você, a leitura realmente é de fácil interpretação já que ela é mais cotidiana e devido a professora Valéria já ter feito um mini resumão do conteúdo do livro.

      Excluir
  32. Macunaíma, de Mário de Andrade, é uma obra modernista que mistura fantasia, crítica e humor para retratar o Brasil e sua identidade. A adaptação em quadrinhos deixou o livro menos cansativo e confuso, deixando a leitura mais rica. O personagem principal, chamado de "Herói sem nenhum caráter", parece representar os defeitos e qualidades do povo brasileiro, o que deixa a leitura ao mesmo tempo engraçada e reflexiva.

    GuilhermeCavalcante_3DSB

    Macunaíma (Em quadrinhos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão de Macunaíma nos quadrinhos torna a leitura mais leve e clara, mantendo a crítica e o humor da obra original. O "Herói sem nenhum caráter" consegue mostrar de forma precisa os defeitos e as virtudes do povo brasileiro, provocando uma reflexão envolvente.

      Danilo Sena Pereira_3DSB

      Excluir
  33. O romance de Seara Vermelha retrata a vida sofrida dos migrantes nordestinos, especificamente a família de Jerônimo e Jacundina, que junto com seus filhos, são obrigados a abandonar a terra Natal por causa da seca, da fome e da exploração dos Cornéis. Essa jornada é marcada pela esperança de encontrar uma vida melhor em São Paulo, visada com a "Terra Prometida" onde teria trabalho e dignidade.
    Seara Vermelha
    Felipe_3DSB

    ResponderExcluir
  34. O livro "A metamorfose" acompanha Gregor Samsa, que de repente se vê transformado em um inseto gigante. A princípio, a narrativa é estranha, mas revela uma reflexão sobre sentimentos humanos, como a solidão e o desprezo. Um fato que chama a atenção é a mudança no comportamento da família: assustados, depois piedosos e, por fim, o rejeitam. A obra nos faz pensar como a sociedade trata quem é diferente ou incapaz de se encaixar nos padrões. Os quadrinhos são curtos, mas a obra continua profunda.

    GuilhermeCavalcante_3DSB

    A Metamorfose (Em Quadrinhos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima observação, Guilherme. Em sua obra, fica explícito que apenas somos dignos de viver em sociedade quando temos utilidade diante dela. Como dito em minha síntese: 'Kafka descreve como um ser se torna completamente desprezado ao perder sua utilidade.'

      Excluir
    2. Ótima síntese, guigas, concordo plenamente, principalmente pois você destacou bem a transformação não apenas física de Gregor, mas também no modo como sua família lida com ele. Concordo também com a colocação da Bianca, pois a obra mostra de forma dura como a sociedade costuma medir o valor das pessoas pela sua utilidade. Isso reforça ainda mais a crítica de Kafka, que não se limita à estranheza da metamorfose, mas nos faz refletir sobre exclusão, solidão e a fragilidade das relações humanas.

      A metamorfose (em quadrinhos)
      Yan_3DSB

      Excluir
  35. No quadrinho Cati é retratada como uma mulher forte e tranquila que enfrenta o HIV com coragem e ternura, enquanto seu filho traz leveza e inocência a narrativa. Frederik aparece vulneravel cheio de duvidas e medos o que torna humano e proximo do leitor. Juntos eles formaram uma familia unida pelo afeto, despertando identificação e emoção.

    Danilo Sena Pereira_3DSB

    Pílulas Azuis

    ResponderExcluir
  36. O livro Macunaíma em quadrinhos narra a vida do "herói sem nenhum caráter", que sai da floresta em busca de um amuleto mágico que foi roubado por um monstro. Para compor o livro o autor utiliza uma linguagem cheia de termos indígenas, deixando a história riquíssima de cultura. Na minha opinião foi bem difícil de ler justamente por conta desse fato.

    Macunaíma
    Ingrid_3EAA

    ResponderExcluir
  37. No livro é mostrado a vida de Gregor Samsa que de repente acorda tranformado em uma barata, mais do que a mudança fisica o que marca é a forma com que a familia passa a tratalo com medo, repulsa e até indiferença, ele que sustentava a casa, estava isolado e sem valor como se sua humanidade tivesse desaparecido junto com sua aparência

    Danilo Sena Pereira_3DSB

    Metamorfose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Só uma dúvida como você sabe que o nome original é Gregor e não Gregório(tradução para o português brasileiro), Danilo, responde por favor. No inicio da história quando Gregório Samsa se transforma em uma barata, ele mesmo sente repulso de sua própria transformação, inclusive a família dele até tenta ajuda-lo, principalmente a irmã sendo a única pessoa que alimentava ele mas como a situação dele já não era boa, ele acabou sendo praticamente abandonado e morrendo logo em seguida. Exatamente como você explicou.

      Christian_3DSA
      A metamorfose de Kafka em quadrinhos

      Excluir
  38. No livro é mostrado os desafios de Ulisses em sua viagem, monstros como ciclope, cila e caribdi. Ele mostra que inteligência pode vencer força bruta e que sua perseverança mantem viva a esperança de retorno. A obra mistura aventura e humanidade, mostrando um herói imperfeito que erra sofre, mas nunca desiste de voltar para casa e reencontrar quem ama.

    Danilo Sena Pereira_3DSB

    Odisseia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, gostei muito do seu comentário, pois eu também li a odisseia e achei que o que você disse foi muito pertinente. Acho que um momento que exemplifica bem que a inteligência vence a força seria o Ulisses (odisseu) se disfarçando de pedinte/mendigo para não ser reconhecido como ele mesmo, assim, podendo ver o quê as pessoas estavam falando dele e o jeito que elas o tratavam enquanto não sabiam de sua identidade verdadeira.
      A Odisseia
      Nicolly_3DSB

      Excluir
  39. Em "A Metamorfose", de franz kafka,acompanhamos a história de Gregor Samsa um vendedor que,repentinamente se vê transformado em um inseto.O livro examina a forma como sua família lida com a situação, no começo eles se ajuta, mas com o tempo o vem como um estorvo e algo vergonhoso, o que o leva a um isolamento total.Eu gostei bastante de ver como estamos acostumados a viver rotinas e que laços acabam.

    Vitor_3DSB

    ResponderExcluir
  40. Na obra As melhores Histórias de Fernando Sabino, são contos vividos pelo autor que foram publicados em jornais e revistas. Logo na primeira crônica já temos um contos "desesperador" pelo fato dele ter uma viagem marcada e o tempo fica corrido quando ele aceita participar de uma entrevista ao vivo, e antes de acaba lá seu amigo grita deu nome desesperadamente para fazer o embarque, e o leitor fica curioso para saber se ele consegue ou não embarcar, porque o conto acaba ali mesmo
    Também no conto o Primo Pagão chega ser até hilário da parte de empréstimo de dinheiro para seu primo, onde até para conhecer outro familiar faz a mesma coisa.

    As Melhores Histórias de Fernando Sabino
    Felipe_3DSB

    ResponderExcluir
  41. A Metamorfose de Kafka (quadrinhos)

    A metamorfose de Franz Kafka, conta o enredo de Gregor Samsa, um jovem que sustenta sua família com seu trabalho cansativo e mal reconhecido. E assim, certo dia, ele acorda transformado em um inseto gigante, o que muda completamente sua vida. A família, que antes dependia dele, começa a sentir medo, vergonha e até repulsa. No início, sua irmã ainda tentou o ajudar, mas assim como seus pais, começa a tratá-lo como um peso. Gregor se isola cada vez mais, perdendo espaço dentro de sua própria casa e deixando de ser visto como humano. A obra mostra, de forma triste, como a utilidade e a aparência definem o valor de uma pessoa.

    Nathally_3DSB

    ResponderExcluir
  42. Grande Sertão: Veredas em quadrinhos

    A obra "Grande Sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa, conta a história de Riobaldo, um jagunço que vive no sertão e se torna líder de seu grupo. A narrativa mostra suas lutas, tanto com outros jagunços quanto com ele mesmo, e o desafio de viver no sertão trazendo reflexões sobre violência, sobrevivência e a vida das pessoas naquela região. A religião aparece várias vezes, com Riobaldo pensando sobre o bem e o mal e questionando os limites da moral humana.

    João_Gabriel_3DSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Síntese muito interessante, João! Essa história é um clássico da literatura brasileira, e eu acho a adaptação para história em quadrinho muito bem realizada, com uma arte magistral e uma ótima representação de todos cenários da história. Além de toda parte artística da HQ, essa adaptação consegue manter as questões existenciais que Riobaldo enfrenta, como o confronto com a própria identidade. Não somente para época, mas ainda atualmente, essa obra consegue, mesmo assim, ter questões extremamente atuais.

      MatheusS_3DSB

      Excluir
  43. No livro Macunaíma em Quadrinhos, escrito por Mario de Andrade e ilustrado por Angelo Abu e Dan X, é abordado, como tema central, a identidade cultural brasileira e suas contradições. A história apresenta a trajetória do personagem principal, Macunaíma, um herói sem caráter definido, que percorre diferentes regiões do território brasileiro e enfrenta o choque cultural ao chegar em uma cidade grande como São Paulo tendo nascido em uma pequena comunidade. Em geral, o livro revela a riqueza cultural do Brasil ao mesmo tempo que critica indiretamente a desigualdade social, o racismo e a modernização.

    Macunaíma em Quadrinhos
    Raina_3DSB

    ResponderExcluir
  44. Eu já conhecia a obra, pois sempre tive recomendações de amigos, então fui com as expectativas bem altas. Infelizmente não cumpriu com o esperado: a hq é poluída, possui desenhos pouco intuitivos (principalmente para quem não conhece a história) e o fato de ser em preto e branco me incomodou muito. Além disso, o enredo não me cativa, e apesar de ter entendido a crítica presente no livro, achei ele muito mais confuso que inovador.

    Sabrina_3DSB
    A Metamorfose em Quadrinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito interessante seu comentário Sabrina, pois sinto que, em um ambiente de blog de resenhas, é importante que nós tenhamos opiniões genuínas, muitas vezes divergentes e que, como a sua, ajudam potenciais leitores a se informarem sobre determinada obra, como você me ajudou. Na minha opinião, sua síntese cumpriu o papel que deveria cumprir.
      A Metamorfose
      Nicolly_3DSB

      Excluir
  45. No livro acompanhamos Paulo Honório, um fazendeiro que decide escrever uma autobiografia aos 50 anos de idade. Com uma juventude difícil sendo órfão e acabando preso, o personagem começa a ascender na vida após comprar a fazenda S.Bernardo e torná-la lucrativa, defendendo sempre o trabalho árduo e pesado. O personagem acaba conquistando diversos companheiros ao longo da narrativa como o guarda-livros Seu Ribeiro, o professor Luís Padilha e a professora Madalena que se torna sua esposa. Mesmo sem se conhecerem direito, Paulo e Madalena se casam e enfrentam diversos desafios e o ciúmes sufocante do personagem que leva a um fim trágico para Madalena. Paulo Honório acaba com um sentimento de culpa e diversos questionamentos sobre suas escolhas se perdendo em meio a lembranças e delírios.

    S. Bernardo
    Camila_3DSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resumo mostra bem como Paulo Honório cresce na vida, mas acaba perdendo no lado pessoal sua ambição e jeito autoritário afastam as pessoas e levam ao fim trágico de Madalena, deixando ele sozinho e cheio de culpa.

      Pedro Henrique Rodrigues_3DSB

      Excluir
  46. Poema, generalizado, sobre o livro "Laços de Família" - Clarice Lispector

    "Mulher"

    Sozinha no mundo,
    apenas ela,
    sua força,
    seu corpo
    e sua roupa.

    Quando criança,
    sonhava em ser uma estrela
    e ir além.

    O tempo passou,
    e o sonho,
    coitadinha,
    foi feito refém.

    A vida mostrou sua face
    e sua crueza,
    infinitos semblantes
    de um mundo devorador e impuro.

    A idade chega,
    o corpo avança,
    e a mulher, condicionada,
    não descansa.

    Pobre moça,
    como envergonharias
    aquela que era
    quando criança.

    Sua força é tanta,
    mas rendeu-se
    à finalidade
    de apenas alimentar
    outra esperança,

        {A de crianças.}

    Carrega, sob as roupas,
    as marcas da castração
    e, em seu corpo,
    reside a completa consumação
    de um mundo
    que não vive
    sem esse forte e solitário
    coração:

        {O de uma mãe.}

    Laços de Família
    Miguel_3DSB

    ResponderExcluir
  47. No livro A Metamorfose, de Franz Kafka, Gregor Samsa acorda transformado em um inseto e, a partir daí, perde o emprego e passa a ser rejeitado pela própria família. Ele acaba vivendo isolado até morrer, e sua morte é vista como um alívio pelos parentes. A história mostra de forma marcante a solidão, a alienação e como as pessoas podem ser desumanizadas quando deixam de ser “úteis”.

    METAMORFOSE
    Pedro Henrique Rodrigues_3DSB

    ResponderExcluir
  48. O livro é bom, mas é voltado para um público que se interessa mais por leituras reflexivas, pois trás uma alusão relacionada ao Kafka mostrando que ele fazia tudo por todos, porém quando precisou ninguém se importou de fato do modo que ele realmente merecia e precisava posto tudo o que havia feito por sua família. Contudo, particularmente não gostei muito das ilustrações, por serem apenas em preto e branco, me senti um pouco confuso ao longo de minha leitura. Portanto, é um ótimo livro no quesito reflexivo, mas em minha opinião, deixa um pouco a desejar em relação a ilustração.

    A metamorfose (em quadrinhos)
    Wictor_3DSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você, eu acho que se o livro fosse colorido as imagens seriam mais claras sobre o que elas estavam representando, mas creio eu que tenha sido de propósito isso, como uma forma de amplificar a atmosfera sombria e opressiva da obra.

      Gustavo_3DSB

      Excluir
  49. O livro é muito interessante, pois traz diversos contos, além do peru de natal pude ler um conto que falava sobre a briga de irmãos que no fim resultaram em um dedo arrancado e na morte do outro irmão. Ademais, gostei da dinâmica com que o livro foi construído, pois além de trazer contos curtos e divertidos também trouxe um trecho de uma carta de um Mário destinada a Carlos Drummond de Andrade que trás a ideia do período modernista. Além disso a obra também conta um trecho de Macunaíma, aumentando assim de forma incondicional o vocabulário de alunos e também seu repertório sociocultural.

    O peru de natal e outros contos (em quadrinhos)
    Wictor_3DSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Wictor. Além de trazer vários contos interessantes, o livro mostra bem como situações do dia a dia podem revelar sentimentos e memórias marcantes. Achei importante também a forma como o autor equilibra humor e crítica social, fazendo a gente refletir sem perder a leveza da leitura. O uso de diferentes recursos, como a carta e o trecho de Macunaíma, enriquece a obra e aproxima ainda mais o leitor do espírito modernista.

      JoãoV_3DSA

      Excluir
  50. Em primeiro momento, não gostei muito desse livro, senti um linguajar um pouco complexo, com várias palavras rebuscadas e que eu não conhecia, muitas palavras de origem indígena, fora o fato do personagem principal, o Macunaíma querer ter relações sexuais com quase toda e qualquer mulher que ele vê pela frente, chegando ao ponto de querer relações até com uma máquina em São Paulo. Contudo, gostei da parte que ele engana um homem que queria se alimentar dele, o gigante e faz ele cair na panela de macarronada morto. Também gostei no final, já que é revelado que o passarinho é quem conta toda a história que é documentada pelo autor do livro.

    Macunaíma (quadrinhos)
    Wictor_3DSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Achei pertinente sua síntese, entretanto gostaria de apresentar uma visão que tive ao ler a obra, onde na verdade o Macunaíma pensou pelo que falaram que a máquina de São Paulo fosse uma mulher e por isso ele queria ter relações com ela. Também gostaria de ressaltar que Macunaíma é um herói com atitudes controversas por causa da influência do modernismo da época.

      Gustavo_3DSB

      Excluir
    3. Wictor, ao ler o livro pela primeira vez, também não tinha gostado tanto e senti que não tinha entendido muito bem o livro, não tendo compreendido totalmente sua mensagem, ou suas simbologias. Por isso, decidi pesquisar e encontrar perspectivas que me dessem um norte sobre o livro. Vi que, ao escrever Macunaíma, Mário de Andrade se baseou em pesquisas e nos relatos do viajante alemão Theodor Koch-Grünberg, o que mostra talvez um tipo de contexto para algumas coisas apresentardas na obra.
      Nicolly_3DSB
      Macunaíma

      Excluir
  51. Pílulas Azuis, de Frederick Peeters, é uma HQ cativante e de leitura acessível, que utiliza uma linguagem cotidiana e desenhos que enriquecem a narrativa. Ao mesmo tempo, a obra traz reflexões profundas sobre o preconceito contra pessoas com HIV e o medo causado pela desinformação, o que instrui e provoca reflexão no leitor. A HQ mostra com muita sensibilidade os conflitos internos e a superação vividos em um relacionamento entre um homem não portador e uma mulher e seu filho soropositivos, mulher essa pela qual Frederick sempre fora apaixonado. O autor trata de temas delicados como amor, intimidade e doença de forma aberta e natural, sem criar desconforto, tornando a leitura ainda mais humana e "próxima". É uma ótima obra, com diversos pontos de reflexão sobre aceitação, cuidado, empatia e esperança.

    Pílulas Azuis em quadrinhos
    Brayan_3DSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a análise! Concordo com a forma como a HQ lida com temas delicados de maneira tão humana. A relação entre amor, intimidade e doença é tratada de forma muito natural, o que torna a leitura próxima e real.

      Danilo Sena Pereira_3DSB

      Excluir
  52. A metamorfose de Kafka é uma obra que nos assombra porque toca em medos universais sobre nossa condição humana. A história de Gregor Samsa transformado em inseto funciona como um espelho cruel da sociedade moderna, onde as pessoas são valorizadas apenas por sua capacidade produtiva. A genialidade da narrativa está em naturalizar o absurdo, a metamorfose é aceita como fato consumado, revelando como nossa sociedade nos condiciona a aceitar situações desumanizantes.

    METAMORFOSE
    SAMUEL_3DSB

    ResponderExcluir
  53. "Macunaíma" conta a história do "herói sem nenhum caráter" que nasce na floresta amazônica e se caracteriza pela preguiça e pelas travessuras. A narrativa acompanha Macunaíma em sua jornada até São Paulo para recuperar o amuleto perdido que estava nas mãos do gigante Piaimã, um devorador de gente. Durante suas aventuras urbanas, o protagonista experimenta o choque cultural entre o mundo rural-mítico e a modernidade da cidade grande.

    Gustavo_3DSB
    Macunaíma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Concorco plenamente gustavo, durante a viagem de macunaíma também podemos observar um certo preconceito ou sátira racista da obra, já que quando o personagem entra em contato com a água "sagrada" ele perde seus traços indígenas e se torna um branco loiro e dos olhos azuis. Além disso, podemos observar perfeitamente esse constraste entre o rural amazônico, típico indígena e a enorme modernidade paulista.

      Wictor_3DSA

      Excluir
  54. "Pílulas Azuis" narra a história real do próprio autor ao se envolver com Cati, uma mulher soropositiva, e seu filho, também portador do vírus HIV. A narrativa acompanha os desafios e as descobertas do casal, desde o momento em que Peeters descobre a condição de Cati até o cotidiano marcado por dúvidas, preconceitos sociais e os cuidados necessários com a saúde. O enredo destaca o impacto do HIV nas relações amorosas, familiares e pessoais, mostrando também a importância da informação correta sobre o vírus.

    Gustavo_3DSB
    Pílulas Azuis

    ResponderExcluir
  55. "A Metamorfose" conta a história de Gregor Samsa, um jovem que acorda um dia transformado em um inseto. A narrativa mostra como essa mudança afeta não só ele, mas também toda a sua família. O mais interessante do livro é como a transformação física de Gregor serve para explorar sentimentos de isolamento, rejeição e a pressão dos deveres familiares.A leitura é envolvente, pois mistura o estranho com o cotidiano de uma forma única.

    Gustavo_3DSB
    A Metamorfose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a sua análise, Gustavo. Acho muito interessante como Kafka usa a transformação de Gregor não apenas como algo fantástico, mas como metáfora para mostrar o peso da exclusão e da falta de empatia dentro da própria família. É impressionante perceber como, ao invés de acolher Gregor, os parentes vão se distanciando dele, revelando fragilidades nas relações humanas. Além disso, a obra faz a gente pensar em como a sociedade costuma rejeitar aquilo que é diferente ou que foge do esperado.

      JoãoV_3DSA

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Muito pertinente sua análise, Gustavo. Também podemos observar como a metamorfose do personagem principal praticamente invalida ele em relação aos seus familiares, já que antes, ele era o principal mantededor do lar e era muito reconhecido por isso, mas após a sua metamorfose, todos praticamente se recusam a cuidar dele e até ficar no mesmo ambiente dele, mostrando que nesse caso, o capitalismo fez com que o valor do personagem estivesse concentrado apenas em sua capacidade de produzir.

      Wictor_3DSA

      Excluir
  56. Pra mim, a parte em São Paulo foi mais fácil de entender, já a primeira e última parte pra mim foram mais difíceis pois tem palavras que são diferentes e eu não conheço. Após pesquisar, notei certas coisas no livro, como a parte em que ele escreve a carta para as Icamiabas, que representa o contrário da carta de Pero Vaz de Caminha, que seria uma carta dos indígenas sobre os brancos.
    Percebi que o Mário de Andrade, em muitos momentos, fez o Macunaíma uma representação de todos os brasileiros, pois ele é um indígena, negro retinto que vira um branco.
    Macunaíma
    Nicolly_3DSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive dificuldades também ao ler esse livro pois realmente contém palavras bem complexas, então é válido ressaltar para quem for ler esse livro que esteja acompanhado de um dicionário por perto para facilitar a leitura e portanto sua compreensão. E creio eu que por conta da ideia do modernismo da desconstrução que Macunaíma é essa representação desconstruída e contrária.

      Gustavo_3DSB

      Excluir
    2. Achei interessante o jeito que você destacou a parte da carta para as Icamiabas, porque realmente mostra como o autor brinca com as versões da história oficial e dá voz aos indígenas. Também percebi que a linguagem pode ser um desafio, mas ao mesmo tempo ela enriquece a leitura, já que aproxima o texto da diversidade cultural do Brasil.

      JoãoV_3DSA

      Excluir
  57. O livro "A Metamorfose", de Franz Kafka, se passa no início do século passado e narra a vida de Gregório Samsa, que é acometido por uma metamorfose e se torna uma barata. A partir disso, ele perde sua função como o provedor da família e passa a ser visto como um fardo. Antes, sua irmã e sua mãe lhe dedicavam uma certa atenção, entretanto aos poucos começam a sentir aversão à sua forma. Gregório, isolado e sem dignidade, morre sozinho. Após sua morte, a família volta a se reestruturar

    Eduardo_3DSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Eduardo. Achei muito marcante como a transformação de Gregor não é só física, mas também mostra a forma como a família passa a enxergá-lo. Essa rejeição aos poucos revela que o valor dele estava ligado apenas ao papel de sustento, e quando ele perde isso, perde também o afeto. Acho que essa parte é uma das mais fortes do livro, porque faz pensar sobre até que ponto as relações são realmente de cuidado ou só de interesse.

      GuilhermeCavalcante_3DSB

      Excluir
    2. Eduardo, em geral tudo que você tanto que a Irmã do Gregório é a única a alimenta-lo mas lá para o final do livro até ela não suporta mais aquela situação, tomando a iniciativa de convencer os pais de livrar-se dele e parando de alimenta-lo. Você só esqueceu de dizer que a morte dele acontece pois, ele estava muito fraco por conta da falta de alimento e hematomas por todo corpo.

      Christian_3DSA
      A metamorfose de Kafka

      Excluir
  58. "Alguma poesia", lançado em 1930, foi o primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade e marcou o modernismo brasileiro. Reúne 49 poemas que falam de temas simples e universais, como infância, amor, solidão e a vida na cidade. Com versos livres, Drummond usa ironia e humor para refletir sobre a vida e o mundo ao redor. O famoso "no meio do caminho" mostra bem esse olhar questionador. O livro apresenta um poeta que mistura sentimentos pessoais com críticas à realidade, criando uma poesia "próxima" ao leitor.

    Eduardo_3DSB

    ResponderExcluir
  59. "Morte e vida Severina" uma obra de João Cabral, foi lançado em 1955, e conta a caminhada de Severino, um retirante nordestino que deixa o sertão por causa da seca e da pobreza. No caminho, ele vê muitas desilusões, mostrando a vida difícil do povo da região. Porém o nascimento de uma criança traz esperança em meio a tanta dor. Com uma linguagem não muito rebuscada e objetiva, o livro junta crítica social e poesia para mostrar a força da vida mesmo nas situações mais duras.

    Eduardo_3DSB

    ResponderExcluir
  60. Em A Metamorfose, de Franz Kafka, percebemos como a obra dialoga com a realidade da exploração do proletariado. Gregor Samsa, mesmo após se transformar em um inseto, não se desespera pelo absurdo da situação, mas sim pelo medo de se atrasar para o trabalho. Isso revela como estamos presos a uma rotina opressora, em que o valor humano é medido apenas pela produtividade. Kafka mostra como o sistema desumaniza o indivíduo a ponto de ele se reduzir apenas à função de trabalhador, Gregor deixa de ser um sujeito e passa a ser apenas “mão de obra”, descartável quando já não serve mais.

    A metamorfose de Kafka

    Emilly_3EAA

    ResponderExcluir
  61. O livro em quadrinhos "A metamorfose", adaptação do livro original de Franz Kafka, busca trazer uma narrativa fiel de acontecimentos de uma forma curta e que explora a imaginação com o uso de desenhos e gravuras. O livro conta a historia de Gregório (originalmente Gregor Samsa), um homem que é transformado em barata gigante, e que apesar do ocorrido, ainda se mantém preocupado em como irá trabalhar.
    Na minha percepção, o quadrinho conta de forma muito resumida os acontecimentos do livro, sem a presença de detalhes o que torna a leitura vaga e superficial.

    A Metamorfose
    Gabriela_3EAB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho interessante a sua opinião sobre o quadrinhos, principalmente quando você aponta que a obra acaba ficando vaga e superficial. O quadrinho acaba por perder alguns detalhes importantes, principalmente os ligados à reflexão que o livro original quer passar. No entanto, o quadrinho acaba talvez sendo voltado a introduzir a história a um outro tipo de público o que acaba funcionando.

      Willian_3DSA
      A metamorfose em quadrinhos

      Excluir
  62. Li Macunaíma e gostei muito da criatividade de Mário de Andrade ao misturar lendas, cultura popular e crítica social em uma narrativa rica e única. A história do “herói sem nenhum caráter” reflete bem as contradições do Brasil, entre preguiça, desejos e a busca pelo muiraquitã. Achei a linguagem inventiva e a narrativa marcante, mas me incomodou o excesso de passagens ligadas ao sexo, que às vezes desviam do foco. Ainda assim, é uma obra brilhante e reflexiva, porém não me encantei totalmente pela obra.


    Nikolas_3DSB

    Macunaíma

    ResponderExcluir
  63. Li Odisseia em Quadrinhos e achei bem interessante. A história acompanha Odisseu em sua longa jornada de volta para Ítaca após a guerra de Troia, enfrentando monstros, deuses e desafios cheios de perigos e testes. As ilustrações deixam tudo mais claro e envolvente, facilitando o entendimento da obra. Eu realmente gostei muito desta obra, até agora é a minha preferida, minha única crítica é em questão de ter poucos detalhes nos diálogos.

    Nikolas_3DSB

    Odisseia em quadrinhos

    ResponderExcluir
  64. A "Odisséia", de Homero, é uma obra que impressione pele riqueza detalhes e pela força de seus personagens. Mais do que uma simples aventura, o livro mostra a luta de Ulisses pra voltar para casa, enfrentando monstros, deuses, e desafios que simbolizam tantos perigos reais quanto dilemas humanos. A narrativa revela temqs universais como coragem, astúcia, fidelidade e perseverença que ainda hoje continuam atuais. É uma leitura que mistura fantasia e reflexões convidando o leitor a pensar sobre o valor da inteligência, da paciência e do desejo de reencontrar o lar.

    Odisséia
    Marina_3EAB

    ResponderExcluir
  65. A odisseia em si é uma das melhores obras que já vi, e esta adaptação para quadrinhos é em meu ponto de vista, eu que já apreciei o épico em formato de filme e musical, uma experiência completa pois temos as passagens originais no texto e as imagens nos auxiliando tanto na compreensão quanto imaginação. A trajetória de Odisseu é grandiosa o encontro com o ciclope Polifemo e a ida ao submundo ficaram perfeitas na adaptação, em resumo e uma obra ótima.

    Odisséia
    Eduardo_3EAB

    ResponderExcluir
  66. Li Pílulas Azuis, de Frederik Peeters, que conta sua relação com Cati, que vive com a doença HIV, e a convivência com o filho dela. O livro mostra o cotidiano e os preconceitos em torno da doença, mas muitas situações parecem romantizadas. A inclusão de elementos de fantasia quebra o tom realista e tira parte da imersão, na minha visão. Além disso, conflitos familiares, como a relação com os pais, ficam apenas sugeridos. No fim, é honesto, mas poderia ser mais cru e impactante.

    Nikolas_3DSB

    Pílulas azuis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível análise Nikolas! Pílulas Azuis é uma obra fenomenal, Cati e seu filho vivenciam a terrível experiência de contaminação do vírus HIV, apesar de discordar da afirmação da romantização da aids, acredito que o livro de fato traz uma zona de conforto para aqueles que vivem suas vidas com a doença, inclusive na obra é demonstrado diversos medos e desconfortos na vida de Cati e de seu filho, como a ida constante ao hospital e o medo terrível que Cati possui, como a mesma diz, de ser a "culpada" pelo contágio de Fred, mas a obra consegue conscientizar muito bem em diversos momentos, sendo um incrível romance e uma incrível obra para o aprendizado!

      MatheusS_3DSB

      Excluir
  67. A metamorfose de Kafka, conta a história de Gregor Samsa, um homem que acorda transformado em uma barata gigante. O que mais me chamou atenção foi o momento em que, mesmo nesse estado, Gregor tem uma epifania, gerando um fluxo que o faz lembrar de sua vida passada, do trabalho e pela dedicação e amor que havia por sua família.

    A metamorfose em quadrinhos
    Rafael_3DSB

    ResponderExcluir
  68. A HQ Pílulas Azuis, mostra uma história real do autor ao se apaixonar por Cati, que era uma mulher soropositiva. O quadrinho é bem intrigante, pois, apresenta os medos, inseguranças e preconceitos que envolvem o HIV, mas também fala sobre o amor e a superação. Gostei bastante de como o Autor consegue explorar um tema tão delicado que é a HIV.

    Pílulas Azuis
    Rafael_3DSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Rafael! Frederik apresenta magistralmente a história de amor que vivenciou! Acho incrível que, mesmo com medo e sem entender muito sobre a doença, Fred ainda assim sempre acalma Cati e sempre procura se manter tranquilo! Algo que o próprio fala que não é comum acontecer, mostrando que ele não a culpa de nada e, principalmente, que ele a ama muito. Sendo assim, acredito que essa história é, sobretudo, sobre um amor saudável.

      MatheusS_3DSB

      Excluir
  69. A obra “Grande Sertão: Veredas” traz a história de Riobaldo, um jagunço que reflete sobre sua vida, sua trajetória e até dilemas sobre o bem e o mal. O autor utiliza uma ótima linguagem, com características regionais que podem ser difíceis de compreender no começo, mas que tornam a leitura mais interessante. A obra não é apenas sobre a vida no sertão e suas consequências, mas sobre a questões universais que todos enfrentam.

    Grande sertão Veredas em quadrinhos
    Rafael_3DSB

    ResponderExcluir
  70. Ao longo da minha leitura, percebi, críticas subjetivas do Mario de Andrade como quando o Macunaíma encontra uma água santa decide tomar banho nela, logo em seguida o narrador diz que ele foi purificado, ficando branco de olhos azuis e loiro, com essa situação encontrada ficou sub entendido que era uma crítica ao fato popular de que o branco, loiro de olhos azuis seria de raça pura.

    Christian_3DSA
    Macunaíma em quadrinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christian, eu gostei muito do seu posicionamento! Haja vista que nessa obra em quadrinhos o Macunaíma representa o povo brasileiro que é cheio de diversidade cultural, e de fato quando ele se torna branco nos leva a refletir sobre o absurdo que é acreditar na raça pura, ao ler a obra me suou muito esquisito, mas agora refletindo contigo deixou tudo mais claro.

      Excluir
  71. Na adaptação em quadrinho do livro "A metamorfose" feita por Ibraim Fichl retrata a história de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que, ao se transformar em uma "Barata", é visto como um fardo para sua família. Eu gostei do livro além de sua história complexa, o seu traço preto e branco, me lembrando os mangás japoneses e pude notar traços expressionistas que enfatizar a angustia. A complexidade do livro vem com sua relação de não ter mais capacidade de produzir, de fazer as coisas e a sua família o abandonou, que até a sua morte aparenta ser comemorado, com a visão que a sociedade tem sobre nós.

    Fernando_3DSA
    A metamorfose de Kafka

    ResponderExcluir
  72. 80 anos de poesia é um livro que coleta diversas obras de Mario Quintana, unindo os versos de toda sua carreira. As obras irão alcançar temas como o tempo, a infância, a morte, o amor, ora versos livres, ora versos filosóficos, questionando a passagem do tempo, a solidão e a beleza que podemos encontrar nas coisas comuns. Entretanto a obra nos leva a perceber a profundidade do nosso cotidiano junto à reflexões.

    Erick_3DSB
    80 anos de poesia

    ResponderExcluir
  73. O livro “O Peru de Natal” é bem interessante, nele é contada a história de Juca que é o próprio Mário de Andrade, essas histórias são fatos vividos pelo próprio autor, ao longo de sua existência. Uma característica desse livro que achei interessante foi o fato de o Mario de Andrade usar outro personagem para contar suas histórias, isso acontece por conta da época, muitas pessoas tinham muito medo de serem julgados pela sociedade, por isso contavam suas experiencias como se fosse de outras pessoas.

    Christian_3DSA
    O peru de natal

    ResponderExcluir
  74. A obra Macunaíma em Quadrinhos, na verdade é uma adaptação da mesma de Mário de Andrade. Essa história narra as aventuras do "herói" que explora vários cenários que vai da floresta até a cidade de São Paulo, onde o personagem percorre em busca de uma pedra mágica perdida. A jornada de Macunaíma simboliza a própria identidade brasileira, marcando miscigenação, ousadia e resistência cultural.

    Erick_3DSB
    Macunaíma em Quadrinhos

    ResponderExcluir
  75. Muitos que leram a Metamorfose de Kafka em quadrinhos não perceberam a filosofia por trás da metamorfose de Gregório. É difícil de perceber mas não é impossível, o grande mistério da transformação de Gregório, está no fato de ele pensar pouco em si mesmo o que gerou uma mudança (metamorfose) divagar e imperceptível, o que fez o Gregório demorar muito para perceber, gerando um desconforto nos familiares e nele.

    Christian_3DSA
    A metamorfose de Kafka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Gostei muito da sua análise ela é bem alinhada a uma leitura existencialista. A metamorfose de Gregor pode, de fato, ser vista como a manifestação física de sua condição interna, uma vida de autoanulação em prol da família e do trabalho. Ele já era tratado como um recurso, não como um indivíduo, e sua transformação apenas externaliza essa desumanização. A lentidão em perceber a mudança simboliza o quão profundo era seu estado de alienação de si mesmo. Assim, a forma de inseto não cria a tragédia, apenas revela a que já existia.

      Fernando_3DSA
      A metamorfose de Kafka

      Excluir
  76. A obra Odisseia em quadrinhos reconta a longa viagem de Ulisses após a Guerra de Tróia, mostrando a sua luta para voltar à ilha de Ítaca. Durante dez anos, o herói enfrenta monstros deuses e tentações, como o ciclope Polifeno, as sereias e a feiticeira Circe. A narrativa combina ação e ousadia mostrando como Ulisses é esperto para superar os obstáculos e reencontrar sua esposa Penélope e o filho Telêmaco.

    Erick_3DSB
    Odisseia em quadrinhos

    ResponderExcluir
  77. Para quem nunca leu Macunaíma é um livro intrigante pelas suas imagens com traços fortes cores vibrantes trazendo desenhos divertidos e assustadores, com os atos duvidosos e sem caráter de Macunaíma não me agradou, da uma sensação e sem angustia, porém o texto é rico em mostrar os heróis brasileiros muito característico do Mario de Andrade e do modernismo, com a critica ao herói romântico europeu, Macunaíma como falei antes é mau-caráter, um anti-herói. Se for pensar em sua critica e no contexto da época e as intenções o livro é muito bom, mas não é do meu agrado.

    Fernando_3DSA
    Macunaíma em quadrinhos

    ResponderExcluir
  78. "Macunaíma", de Mário de Andrade, é uma obra fundamental do Modernismo brasileiro que busca definir a identidade nacional através de uma "rapsódia" de mitos, lendas e linguagens populares. Seu protagonista, o "herói sem nenhum caráter", simboliza o próprio Brasil: uma nação em formação, marcada pela mestiçagem. A narrativa representa um projeto antropofágico, ao "devorar" culturas indígenas, africanas e europeias para criar uma síntese cultural única.
    A crítica social aparece no choque entre o Brasil natural e o Brasil moderno, onde o herói perde sua essência para forças capitalistas estrangeiras.

    Ana Alice_3EAA
    Macunaíma em quadrinhos

    ResponderExcluir

  79. Macunaíma conta a história de um herói sem nenhum caráter que passa por várias aventuras. Gostei de como a obra mistura lendas, mitos e elementos da cultura brasileira, criando uma narrativa diferente. Eu achei a história meio simples e até confusa em alguns momentos, sem nada que realmente prendesse muito a atenção. No geral, a obra se destaca pela riqueza cultural e arte criativa.


    Pedro Henrique Souza_3DSB
    Macunaíma em quadrinhos

    ResponderExcluir
  80. Aqui acompanhamos a famosa história do herói Ulisses tentando voltar para casa depois da guerra de Troia. Diferente de outras histórias, essa me envolveu, porque a aventura é cheia de ação e acontecimentos místicos. Gostei muito da forma que foi adaptada para quadrinhos, porque deixa tudo mais dinâmico e imersivo. No geral, achei uma leitura bem interessante, com uma aventura que prende a atenção.


    Pedro Henrique Souza_3DSB

    Odisseia em quadrinhos

    ResponderExcluir

(OUTUBRO) Obras extras – Ampliando seu conhecimento

  Olá pessoal!   Por gentileza, insiram nesse post as sínteses do mês de Outubro, caso já tenham inserido no post anterior (Setembro) nã...