quarta-feira, 26 de março de 2025

As Meninas (1973) – Lygia Fagundes Telles - Livros Fuvest

São Paulo, 1973, auge da ditadura militar. Num pensionato para moças, as universitárias Lorena, Lia e Ana Clara iniciam a vida adulta num mundo conturbado por rápidas transformações. Lygia Fagundes Telles entrelaça de modo sutil e complexo as trajetórias dessas meninas às voltas com o sexo, as drogas e a repressão política.
* Leitura obrigatória do vestibular da Fuvest.
Num pensionato de freiras paulistano, em 1973, três jovens universitárias começam sua vida adulta de maneiras bem diversas. A burguesa Lorena, filha de família quatrocentona, nutre veleidades artísticas e literárias. Namora um homem casado, mas permanece virgem. A drogada Ana Clara, linda como uma modelo, divide-se entre o noivo rico e o amante traficante. Lia, por fim, milita num grupo da esquerda armada e sofre pelo namorado preso.
As meninas colhe essas três criaturas em pleno movimento, num momento de impasse em suas vidas. Transitando com notável desenvoltura da primeira pessoa narrativa para a terceira, assumindo ora o ponto de vista de uma ora de outra das protagonistas, Lygia Fagundes Telles constrói um romance pulsante e polifônico, que capta como poucos o espírito daquela época conturbada e de vertiginosas transformações, sobretudo comportamentais.
Obra de grande coragem na época de seu lançamento (1973), por descrever uma sessão de tortura numa época em que o assunto era rigorosamente proibido, 
As meninas acabou por se tornar, ao longo do tempo, um dos livros mais aplaudidos pela crítica e também um dos mais populares entre os leitores da autora.
"Que beleza, que força, que matéria viva e lancinante em As meninas." - Carlos Drummond de Andrade



2 comentários:

  1. Vídeo análise interessante sobre o livro, vale a pena conferir para ajudar nos estudos e entendimentos:


    https://www.youtube.com/watch?v=Sivd22ntH5o

    ResponderExcluir
  2. Poucas obras me tocaram tanto quanto esse livro, o modo como a autora consegue se comunicar com o leitor por cada personagem é magnífica, "As Meninas" explora não só a submissão feminina sob o seu contexto histórico como também se aventura pelo seu psicológico, vemos em cada personagem uma característica marcante (tornando-as então cada uma singular) Lorena com seu estilo lírico e sonhador (presa a seu "relacionamento" com M.N e a morte do irmão), Lia com seu jeito racional (e presa pelas mazelas da ditadura e pelas dificuldades de ser uma mulher militante) e Ana clara que é totalmente fragmentada (presa pelo seu vício em drogas).

    Breno_3DSB

    ResponderExcluir

(OUTUBRO) Obras extras – Ampliando seu conhecimento

  Olá pessoal!   Por gentileza, insiram nesse post as sínteses do mês de Outubro, caso já tenham inserido no post anterior (Setembro) nã...