quarta-feira, 26 de março de 2025

Casa Velha (1886) – Machado de Assis - Livros Unicamp

Casa Velha é o único romance de Machado de Assis que não foi publicado em forma de livro enquanto o autor estava vivo. Editado como folhetim pela revista A Estação entre 1885 e 1886, resgata traços da primeira fase literária do autor.

Entremeada por temas dos primeiros romances de Machado, a obra trata principalmente da ascensão social por meio do casamento. Narrado por um padre que investiga documentos sobre o Primeiro Reinado na residência de um falecido ministro, o livro se debruça sobre a fortuita paixão entre o herdeiro Félix e a agregada da casa, Lalau.

Esquecida por anos, a história acabou redescoberta por críticos e pesquisadores da obra de Machado de Assis e finalmente ganhou sua merecida edição em 1943




6 comentários:

  1. Vídeo análise interessante sobre o livro, vale a pena conferir para ajudar nos estudos e entendimentos:

    https://www.youtube.com/watch?v=Vdc_1t06dE4

    ResponderExcluir
  2. Segue vídeo com análise completa da obra de Machado, trazendo desde contexto histórico, anãlise da fase machadiana (romantismo x realismo) e desenvolvimento das personagens e trama, video com pouco mais de 1h:
    https://www.youtube.com/watch?v=2kZoW3nje5g

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O livro conta a história de um padre que vai a uma casa em busca de documentos que seriam de grande ajuda em sua pesquisa sobre o primeiro reinado (reinado de D. Pedro I). Durante sua estadia, ele descobre um romance entre Félix, filho da dona da casa, e Lalau, uma jovem criada sob a proteção da família de Félix. Entre tanto, esse amor entre os dois era proibido diante da mãe de Félix, que tenta de toda forma separar os dois. O livro no geral aborda sobre sentimentos e convenções sociais.

    Matheus Mendes_3DsB

    ResponderExcluir
  5. Casa Velha, de Machado de Assis, mergulha nos bastidores da política e da vida doméstica do Segundo Reinado, revelando tensões discretas, paixões contidas e o choque entre interesses pessoais e convenções sociais. A narrativa elegante de Machado expõe o jogo das aparências, mostrando como sentimentos verdadeiros são muitas vezes sufocados por conveniências.

    Hemilly Alencar_3EAA

    ResponderExcluir
  6. Esse livro conta uma história que parece ser simples, mas é cheia de ironias sútis.
    Ao meu ver a casa simboliza o passado e os segredos do livro, enquanto os personagens são confusos. Não são completamente ruins e nem bons, são pessoas ambíguoas.
    É um livro interessante e simples, leve na leitura mas profunda no significado.

    Ellen Silva - 3dsa

    ResponderExcluir

(NOVEMBRO) Obras extras – Ampliando seu conhecimento

  Olá pessoal!   Por gentileza, insiram nesse post as sínteses do mês de Novembro , caso já tenham inserido no post anterior (Outubro) n...